Logo

Por favor, atribua um menu para 'Menu do Celular para AMP' em Aparência > Menus.

Pode entrar acompanhante na entrevista do visto americano?

Mulher com acompanhante recebendo o passaporte com o visto americano

A entrevista é uma das partes mais estressantes da solicitação do visto americano, o que faz com que algumas pessoas não consigam conversar calmamente com o agente consular. Por isso, alguns solicitantes se perguntam se é possível levar um acompanhante para ajudar.

Ter uma pessoa a mais com você, mesmo que não esteja participando da conversa, poderia te deixar mais calma. Isso com certeza tornaria a conversa mais tranquila. 

Além disso, algumas pessoas pensam que ir acompanhado de alguém que já tenha sido aprovado no processo pode aumentar as suas chances. Mas será que isso tudo é verdade mesmo? Continue lendo este texto para entender mais sobre o assunto.

Pode ir com acompanhante para a entrevista do visto americano?

Como dissemos, ir com mais uma pessoa na sua entrevista pode servir para te deixar mais tranquilo nessa etapa estressante. Entretanto, infelizmente, não é permitido levar acompanhantes.

Tanto no CASV, quanto no Consulado Americano, só quem está fazendo a solicitação pode entrar. O local tem seguranças que não deixam que outras pessoas se juntem.

Ainda assim, existem casos em que é possível levar um acompanhante. Eles são apenas algumas situações específicas e não valem para qualquer solicitante.

O requerente menor de 18 anos pode ir acompanhado. Entretanto, essa pessoa deve ser um responsável legal, não é permitido levar qualquer indivíduo.

Se a pessoa for mais nova ainda, com menos de 14 anos, também tem a chance de ela ser isenta da entrevista. Caso as outras regras, como ser brasileira e não ter perdido o visto anterior, se encaixem na situação dela, essa etapa não será uma preocupação.

Se for uma pessoa com deficiência, também é possível entrar com alguém dependendo da situação. Na condição de a deficiência comprometer a comunicação, outro indivíduo pode entrar para auxiliar o processo.

Idosos que precisam de ajuda para andar ou algo similar também podem conseguir entrar com acompanhantes na entrevista do visto americano. Porém, isso depende da pessoa que vai te deixar entrar no estabelecimento. 

Assim, percebemos que não é permitido ir junto com a pessoa que quiser. É necessário se encaixar em uma das situações descritas acima e, mesmo assim, não é 100% de certeza.

Casal sorrindo com suas malas após terem sido aprovados na entrevista do visto americano

É possível fazer a entrevista do visto americano com família ou cônjuge?

Levar alguém como acompanhante pode não ser possível, mas você pode conseguir fazer a sua solicitação do visto em grupo.

Caso você realize o processo inteiro com sua família, a entrevista provavelmente será com todos juntos. O mesmo vale caso você faça com um cônjuge.

Mas para isso, é muito importante que realizem todo o procedimento em conjunto, mesmo a ida ao CASV.

Infelizmente, a decisão final depende do agente consular. Se a pessoa responsável pelo seu caso for mais rígida e quiser realizar conversas individuais, não há nada que você possa fazer.

Também é bom destacar que é comum separar membros que vivem em residências diferentes. Por exemplo, existe uma chance muito maior de você realizar a entrevista com seu pai do que com um primo de outra cidade. Isso também dependerá do cônsul.

Mesmo fazendo com um cônjuge ou familiar, pode ser que o documento de apenas uma pessoa seja aprovado. A entrevista do visto americano em grupo facilita que todos sejam analisados em conjunto, mas, ainda assim, alguns aspectos podem ser considerados individualmente.

Ter uma pessoa na família com visto americano ajuda na hora da entrevista?

Antes de responder essa pergunta, precisamos lembrar que a pessoa com o visto não estará presente na entrevista do visto americano. Para fazer em grupo, todos devem estar solicitando o documento.

Ainda assim, uma pessoa da sua família já ter sido aprovada pode ajudar, mas não muito. Os dados dos pais e outros parentes serão mais importantes para crianças, então será muito útil nessa situação.

Entretanto, adultos são, normalmente, analisados individualmente. Portanto, será necessário que essa pessoa em questão tenha fortes vínculos e motivos para sua viagem.

Mesmo no caso de conseguir levar um acompanhante, a análise tem maior chance de ser individual. Geralmente, a vantagem mencionada anteriormente é um benefício de crianças e de quem realiza a conversa no consulado em grupo.

Quer aumentar suas chances de passar de primeira? Siga a Netvistos nas redes sociais. Nós sempre estamos produzindo conteúdo de qualidade voltado para solucionar todas as suas dúvidas e dar dicas úteis para realizar sua viagem dos sonhos!

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/