Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Alemanha oferece intercâmbio gratuito para jornalistas brasileiros

Alemanha oferece intercambio gratuito para jornalistas brasileiros

Visando desenvolver as relações entre a Alemanha e a América Latina, além de promover um maior entendimento entre os povos, o programa de intercâmbio Internationale Journalisten-Programme abre inscrições.

Jornalistas brasileiros e de outros países da América Latina poderão atuar num veículo de comunicação da Alemanha por dois meses com auxílio financeiro.

A bolsa começará com um seminário introdutório de 27 de abril até 1 de maio de 2024 e outro no fim de semana 29-30 de junho. O intercâmbio de dois meses ocorrerá entre maio e junho de 2024.

O IJP também financiará viagens a algumas cidades alemãs para os estudantes latinos.

Enquanto isso, os bolsistas da Alemanha virão aos países da América entre julho e setembro de 2024. 

Veja também: Visto I de mídia e jornalistas

Na Alemanha, os jornalistas latinos trabalharão como correspondentes para seus países de origem. Uma mídia de Berlin os ajudará a completar os trabalhos.

Isso permitirá que eles conheçam o país europeu em primeira mão. Assim, compreendendo a política e economia do país, além da cultura do povo alemão.

A rede de ex-alunos do IJP continua ativa após o fim do intercâmbio. Ou seja, o programa cultiva e amplia a relação dos dois povos duradouramente.

Quais são os requisitos para o intercâmbio Internationale Journalisten-Programme?

Para participar do intercâmbio, é preciso respeitar alguns requisitos. O participante deve ter certo conhecimento de alemão, ter entre 25 e 38 anos e ter terminado a faculdade.

O participante também deve ter um vínculo empregatício na área. Seja trabalhando como jornalista, redator, freelancer ou estagiário. A mídia pode ser impressa, online, televisão ou rádio.

Profissionais em agências de comunicação ou de relações públicas não podem participar do programa.

Caso a pessoa não saiba alemão, mas tenha um excelente conhecimento de inglês, ela pode ser aceita em algumas ocasiões.

Para se candidatar, é necessário enviar a seguinte documentação:

  • Carta de no máximo 3.500 caracteres com espaço explicando o motivo de participar do intercâmbio, o interesse na Alemanha e o meio de comunicação preferido;
  • Um currículo com data de nascimento, endereço, número de telefone e endereço de e-mail. Ele também deve contar com provas de conhecimento no idioma;
  • Três artigos atuais demonstrando a capacidade do candidato;
  • Três propostas de temas a serem investigados durante a estadia;
  • Uma carta de comunicação do editor ou chefe de seção onde o candidato trabalha.

As inscrições estão abertas até dia 17 de dezembro de 2023. Ao avançar na seleção, o participante será convidado a participar de uma entrevista na embaixada Alemã do Brasil (ou de seu país em questão).

 

Fonte:

https://www.ijp.org/es/stipendien/becas-para-alemania/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?