Logo

Por favor, atribua um menu para 'Menu do Celular para AMP' em Aparência > Menus.

Argentina alega que brasileiros fazem “falso turismo” e impede a entrada de visitantes

Avião em aeroporto da Argentina, em Buenos Aires

Segundo informações do portal UOL, o governo da Argentina tem dificultado a entrada de brasileiros no país, alegando que fazem “falso turismo” ou que faltam documentos. Essa situação está ocorrendo há cerca de dois meses.

O Brasil e o território argentino têm um acordo bilateral, desde 2004, garantindo aos cidadãos das duas nações status especial e direito de permanecer em solo estrangeiro por até 90 dias. Além disso, o tratado do Mercosul, em vigor desde 2009, facilita a circulação de residentes dos países membros. 

O período de 90 dias de circulação, autorizado pelo acordo, é utilizado por muitos brasileiros para iniciar o trâmite de residência.

O Itamaraty, ou Ministério das Relações Exteriores, reforçou essas ideias às autoridades locais. Porém, a resposta foi uma indicação da necessidade de utilizar a documentação apropriada.

Muitos estudantes e visitantes têm sido barrados de entrar no país. Assim que chegam nos aeroportos da nação, recebem alegações de “falso turismo”, que permitem impedir a entrada de qualquer estrangeiro suspeito.

O governo argentino também aponta que pode pedir comprovantes de reserva de hotel, carta-convite e dinheiro suficiente para se manter na nação. Algumas pessoas também relatam terem sido expulsas por não apresentarem passagem de volta para o Brasil.

Veja também: Como tirar visto para a Argentina: Guia completo

O Ministério de Interior da Argentina nota que agora é obrigatório todo turista apresentar a passagem de volta. Também afirmou que, como os brasileiros não foram deportados, eles podem voltar a qualquer momento com a “documentação correta”.

Além de não comentar sobre os acordos entre as nações, também não foram reveladas informações sobre a negação de estudantes e os relatos de hostilidade de alguns visitantes.

Por isso, o Consulado do Brasil na capital da Argentina recomenda que turistas se informem junto às autoridades argentinas sobre os requisitos de entrada.

 

Fonte:

https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2024/02/21/argentina-expulsa-brasileiros-falso-turista.htm