Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

CAPES e MIR abrem seleção para intercâmbio em Moçambique para 2024

CAPES e MIR abrem selecao para intercambio em Mocambique para 2024

Nesta segunda-feira, 4, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançaram a primeira seleção do Programa de Intercâmbios Sul-Sul.

O objetivo da iniciativa, também chamada de Caminhos Amefricanos, é selecionar até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, cursando licenciatura a partir do 5° semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros para intercâmbio em Moçambique de 15 dias.

Ele será realizado na Universidade Pedagógica de Maputo (UP – Maputo), a primeira faculdade pública completamente vocacionada para a formação de professores no país.

Os estudantes têm até 4 de janeiro às 17h para se candidatar pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).

Veja também: Visto para Guiné-Bissau – Tudo que você precisa saber antes de viajar

O programa combate o racismo e promove a igualdade racial no Brasil. Também com esse objetivo, os estudantes vão realizar um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana antes de partir para o intercâmbio em Moçambique.

Ao fim do programa, os alunos deverão apresentar um relatório de suas atividades realizadas na UP.

O MIR cuidará do apoio financeiro aos participantes. Os alunos receberão ajuda com diárias, passagens, auxílio seguro-saúde e emissão de documentos, como passaporte e visto.

Como todo programa bem-sucedido, o intercâmbio em Moçambique visa a troca de conhecimentos e experiências. Porém, o Caminhos Amefricanos também tem como objetivo desenvolver a educação das relações étnico-raciais, promover a igualdade racial e fortalecer a formação de educadores com esses mesmos ideais.

 

Fonte:

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-abre-selecao-para-intercambio-em-mocambique

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?