Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Carta convite para tirar visto americano: ajuda ou atrapalha

carta convite para tirar visto americano ajuda ou atrapalha 1

A carta convite é um importante documento na hora de tirar o visto americano. Mas será que ela pode te atrapalhar em algum caso?

O processo para entrar nos Estados Unidos pode ser muito burocrático e estressante, o que gera muitas preocupações.

Se quiser acabar com suas dúvidas e se concentrar em planejar uma ótima viagem, continue acompanhando este texto. Vamos te explicar o que é esse convite e suas vantagens e desvantagens.

O que é a carta convite?

A carta convite é uma mensagem escrita por um parente morando legalmente nos EUA.

Ela explica o seu motivo de viagem e é direcionada ao agente consular, indicando que o solicitante é confiável.

A razão para o consulado negar o visto é porque acreditam que você se tornará um imigrante ilegal. Porém, se você está indo visitar um parente que está legalizado nos Estados Unidos, você demonstra que dificilmente fará algo errado.

E, como você ficará com um parente, o documento serve como explicação para o lugar onde você realizará sua estadia nos EUA.

Essa carta também pode ser utilizada para viagens em família. Nesse caso, um único documento constando os nomes de todos os solicitantes será o bastante.

Essa mensagem sempre tende a ajudar quem está tentando tirar o visto. Existem muitas situações em que ela serve como um “bônus”, pois outros fatores são analisados antes e garantem a aprovação do visto.

Entretanto, quando requisitada na entrevista, são raros os casos em que ela vai atrapalhar a sua viagem ao exterior.

carta convite para tirar visto americano ajuda ou atrapalha 2

A carta convite tem desvantagens?

Sim, infelizmente, a carta convite pode trazer algumas desvantagens. Mas não se preocupe, pois isso apenas ocorre em casos específicos.

O agente consular analisará a história da pessoa enviando a carta convite. Ele saberá como ela foi para os Estados Unidos, se ela trabalha lá, etc.

Portanto, se esse parente estiver no país ilegalmente, o cônsul saberá. Se isso acontecer, é quase uma certeza que seu visto será negado.

Se a pessoa entrou ilegalmente, mas está regularizada agora, a situação muda um pouco.

Isso vai depender do agente consular. Alguns só se importam com a situação atual, mas outros são mais rígidos e levam em conta toda a história da pessoa.

Mas por que isso acontece? Imagine que seu parente conseguiu se legalizar nos EUA, mas ele inicialmente entrou ilegalmente com um visto de turista.

Quando o agente consular vê que você está solicitando o mesmo tipo de documento, ele pode pensar que você planeja realizar a mesma ação.

É um pensamento que faz sentido e realmente acontece. Então alguns cônsules tomam precaução e recusam sua entrada no exterior.

Em resumo, você pode enfrentar desvantagens em dois casos: quando a pessoa que te fornece a carta convite não está nos EUA legalmente ou quando ela estava ilegalmente no país no início de sua estadia.

Vale a pena ressaltar que ainda é muito possível ter o visto aprovado na segunda situação.

Conclusão: usar carta convite ou não?

Nós vimos que a carta convite ajuda muito e pode passar a sensação de que o solicitante é mais confiável.

A menos que seu parente esteja atualmente no país como um imigrante ilegal, recomendamos que você a use.

O único caso mais complicado é o em que seu parente foi imigrante ilegal nos EUA, mas está regularizado no momento. 

Como falamos, cada cônsul interpretará a situação de um jeito e existe a chance de ter sucesso no processo. Por ser menos arriscado, mas ainda ter possíveis complicações, deixamos esse ao seu critério.

Caso sinta que pode conseguir a autorização para os EUA sem a carta convite, não precisa se preocupar com isso. Mas pode usá-la se não tiver certeza.

Em outras situações mais comuns, seja solicitando o visto sozinho ou em família, ela será extremamente vantajosa.

Você pode aprender mais sobre o documento e como obtê-lo para a entrevista no seguinte texto.

Nosso conteúdo te ajudou? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para ajudar seus amigos que estão em uma situação similar.

 

Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?