A empresa Euromonitor divulgou dados sobre as cidades mais visitadas por estrangeiros em 2023. Os resultados, com certeza, vão surpreender muitos.
Normalmente, imaginaríamos que destinos como Nova York, Paris ou Tóquio estariam em primeiro lugar. Entretanto, foi Istambul, na Turquia, que recebeu o maior número de turistas no ano passado.
A cidade teve um crescimento de 26% nesse quesito em comparação a 2022, um dos maiores do top 10. Acredita-se que parte da razão seja a Turquia ter simplificado os requisitos de visto para viajantes dos Estados Unidos e do Canadá. Além disso, o país conta com uma mistura interessante entre a cultura europeia e a asiática.
Veja também: Passaporte brasileiro está entre os melhores do mundo para viajar
Alguns dos principais pontos turísticos de Istambul são a Hagia Sophia, uma mesquita de grande significância histórica, o Palácio de Topkapi, o Grande Bazar e a Torre de Gálata.
As 10 cidades mais visitadas por estrangeiros em 2023
- Istambul, Turquia: 20,2 milhões de turistas
- Londres, Reino Unido: 18,8 milhões de turistas
- Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU): 16,8 milhões de turistas
- Antália, Turquia: 16,5 milhões de turistas
- Paris, França: 15,5 milhões de turistas
- Hong Kong: 14,7 milhões de turistas
- Bangkok, Tailândia: 12,2 milhões de turistas
- Nova York, EUA: 11,7 milhões de turistas
- Cancún, México: 10,8 milhões de turistas
- Meca, Arábia Saudita: 10,8 milhões de turistas
As cidades que viram um maior crescimento na quantidade de turistas foram Hong Kong e Bangkok. Eles tiveram, respectivamente, 2495% e 142% de aumento em comparação a 2022. O maior motivo é por eles terem sido os últimos a reabrir após a pandemia do Covid-19.
Antália estar no top 4 também prova que a mistura de culturas na Turquia e as modificações em seus requisitos realmente causaram grandes diferenças.
Brasileiros não precisam de visto para a maioria das cidades mais visitadas, como Dubai, Istambul e Londres. Porém, é necessário passar pelo processo de solicitação desse documento para visitar algumas outras, como Nova York e México.