Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como imprimir o formulário DS-160?

Mulher imprimindo o DS-160

Imprimir o formulário DS-160 é um passo extremamente importante ao tirar o visto americano, pois ele é um dos documentos obrigatórios para levar ao consulado.

Sem ele, é quase certeza que você receberá uma resposta negativa. Também existe a chance de o agente consular te dar mais tempo e deixar entregá-lo depois, mas isso é menos comum. Portanto, é recomendado sempre estar com a documentação em ordem.

Se você precisa de ajuda nessa etapa e quer garantir um processo mais tranquilo, continue lendo este texto.

O que é o formulário DS-160?

O formulário DS-160 é um longo questionário sobre o solicitante e diversos de seus dados. Ele é a primeira etapa para solicitar o visto americano.

Quando for preenchê-lo, salve sua senha, pois você pode precisar dela depois. É comum que a página reinicie automaticamente por detectar inatividade, então você precisará desse código para acessar o site novamente.

Ela também será importante caso você queira alterar alguma informação do formulário depois de ter preenchido pela primeira vez.

Em resumo, durante o procedimento, você deverá responder informações sobre você, sua família, seus motivos de viagem, por quanto tempo vai viajar, etc.

A última etapa é a mais demorada, porém, ainda é bem simples. São diversas páginas com perguntas sobre segurança. São questões como: “Você está indo com intenção de praticar algum ato terrorista nos EUA?” e “Você participa de alguma facção criminosa?”.

Depois disso, você poderá revisar suas informações e assinar o formulário DS-160. Assim que isso for feito, o preenchimento terá sido concluído.

Recomendamos fortemente que não minta em nenhuma questão.  Os agentes consulares fazem pesquisas extensas sobre cada solicitante, portanto, eles vão saber que você mentiu.

E, se isso acontecer, o seu visto americano será negado. Além disso, você será afetado nas suas próximas tentativas, pois qualquer cônsul saberá o motivo da sua última resposta negativa. Uma das coisas mais importantes no processo de solicitação é fazer com que o consulado acredite em você. Então, ao mentir, você está praticamente acabando com suas chances.

formulario ds 160 em portugues passo a passo 2

Como imprimir o DS-160?

Como mencionado, imprimir o formulário DS-160 é um dos passos mais importantes para obter o visto americano. Afinal, ele é um documento obrigatório que comprova que você fez as etapas de solicitação corretamente.

Uma dúvida comum é se você deve imprimi-lo em preto e branco ou com cores. Não existe uma recomendação específica do consulado, então qualquer uma das duas formas será aceita.

Nessa hora, o essencial é se atentar à qualidade da impressão. Se o papel tiver alguma falha ou estiver ilegível, o documento não valerá de nada.

Caso você não tenha uma impressora ou ela não seja boa, indicamos fazer a impressão em outro local.

Quais são os outros documentos obrigatórios?

A página de confirmação do formulário DS-160 não é o único documento obrigatório na solicitação do seu visto. Reunir a documentação correta é uma etapa importante para garantir um processo tranquilo.

Ela pode mudar dependendo do tipo de visto escolhido. Por exemplo, se deseja fazer um intercâmbio, a matrícula na instituição de ensino no exterior será um arquivo necessário. 

Ainda assim, boa parte da documentação é a mesma na maior parte dos casos. Vamos analisá-la abaixo:

  • Passaporte atual com validade de pelo menos 6 meses além da data prevista para entrada nos Estados Unidos (e anteriores se houver);
  • Página de confirmação do formulário DS-160;
  • Página de confirmação do agendamento no CASV;
  • Imposto de renda;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Recebimento mensal dos últimos 3 meses (como holerite e contracheque);
  • Escritura de um imóvel ou terreno no seu nome;
  • Comprovação de emprego (como carteira de trabalho);
  • Documentos de porte do seu veículo (se houver);
  • Comprovação acadêmica (como histórico escolar e matrícula, se houver);
  • Uma foto 5×5 cm colorida, com fundo branco, tirada nos últimos 6 meses e sem acessórios no rosto (apenas se estiver levando a foto de outro solicitante que não precisa comparecer ao CASV, como crianças com 13 anos ou menos e idosos com mais de 80 anos).

Caso precise de mais ajuda para solicitar o visto americano, fale com a Netvistos. Somos uma assessoria com garantia vitalícia e temos uma taxa de aprovação de 98,4% atualmente.

 

Fonte:

https://ceac.state.gov/genniv/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?