Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como preparar sua documentação para o visto B2 de turista

Pessoa entregando a documentação para o visto B2 de turista

Um dos primeiros passos para solicitar o visto B2 de turista com sucesso é preparar sua documentação. Para aumentar ainda mais suas chances, recomendamos que faça isso com antecedência. Dessa forma, se algum documento estiver perdido ou faltando, você terá tempo para resolver esse problema sem se estressar.

A lista do que é necessário levar ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e ao Consulado Americano não é gigante, mas pode ser um pouco trabalhosa. Se deseja entendê-la completamente, vamos nos aventurar por este texto juntos!

Qual é a documentação obrigatória para o visto B2 de turista?

O visto B2 de turista é o mais cobiçado pelos brasileiros e sua função é permitir uma breve visita de até 6 meses nos EUA

Isso torna ele mais simples do que as autorizações de trabalho e estudo, por exemplo, que necessitam de aprovação de empresas e instituições externas. Por causa disso, elas também exigem um número diferente de documentos.

O primeiro passo é preparar sua documentação para o CASV. Esse é o local onde você realizará sua biometria, sendo um pouco mais tranquilo que a entrevista. Você precisa levar o seguinte:

  • O seu passaporte atual com validade de pelo menos 6 meses além da data prevista para entrada nos Estados Unidos;
  • A página de confirmação do formulário DS-160;
  • A página de confirmação do agendamento no CASV;
  • Um passaporte com o último visto americano que você fez (se houver);
  • Uma foto 5×5 cm colorida, com fundo branco, tirada nos últimos 6 meses e sem acessórios no rosto (apenas se estiver levando a foto de outro solicitante que não precisa comparecer ao CASV, como crianças com 13 anos ou menos e idosos com mais de 80 anos).

Agora, vamos ver a documentação mais importante para levar na entrevista do visto B2 de turista:

  • Passaporte atual com validade de pelo menos 6 meses (e anteriores, se houver);
  • Página de confirmação do formulário DS-160;
  • Página de confirmação do agendamento no CASV;
  • Imposto de renda;
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Recebimento mensal dos últimos 3 meses (como holerite e contracheque);
  • Escritura de imóvel ou terreno em seu nome;
  • Comprovação de emprego;
  • Documentos de porte do seu veículo (se houver);
  • Comprovação acadêmica (como histórico escolar e matrícula, se houver);
  • Certidão de nascimento dos filhos (se houver).

Além disso, você pode levar papéis que não são obrigatórios, mas ajudam, como uma carta convite.

Pessoa assinando diversas folhas de documentos

Os documentos são a parte mais importante para a provação do seu visto americano?

A documentação é parte essencial de solicitar qualquer tipo de visto, mas isso não significa que ela é a única parte importante. Também temos diversos outros elementos relevantes, como a história de viagem e os vínculos.

A primeira é referente às suas motivações para ir aos EUA e o que você deseja fazer no país. Ela é, basicamente, um conjunto de todas as informações mais importantes sobre a sua viagem.

Desde que você consiga explicar na entrevista para onde você vai, com quem, o que pretende fazer e por quanto tempo, essa etapa será muito mais tranquila. Se sua narrativa for boa e passar credibilidade, é quase certeza que será aprovado.

Por favor, recomendamos fortemente que não minta nesse processo. O Consulado realiza pesquisas extensas sobre cada solicitante, portanto, provavelmente vão saber se você contar alguma informação falsa.

Enquanto isso, os vínculos têm relação com fatores que te “prendem” ao seu país de origem. Eles são importantes para demonstrar que você não tem interesse em se tornar um imigrante ilegal nos Estados Unidos.

Se você viajar e deixar seus filhos no Brasil, por exemplo, isso conta como um vínculo forte. O agente consular dificilmente pensaria que alguém abandonaria os filhos aqui para poder morar na América do Norte.

Alguns outros exemplos disso são ter trabalho aqui, bens (como carros e imóveis) e já ter realizado viagens para outros países sem causar qualquer tipo de problema.

Caso conheça alguém que esteja se preparando para solicitar a autorização de turista, compartilhe este texto!

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?