Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como solicitar o visto de trabalho para Portugal em 2024?

Bandeira de Portugal hasteada ao vento com céu nublado no fundo.

Pela similaridade do idioma e a conexão histórica, muitos brasileiros desejam solicitar o visto de trabalho para Portugal. Entretanto, você precisa conhecer o processo passo a passo para garantir suas chances de sucesso.

É comum, no procedimento de tirar qualquer autorização, que os solicitantes falhem por não estarem preparados ou não saberem como funciona. Por isso, vamos te ajudar com isso.

Se sonha em morar na Europa temporariamente e experienciar a cultura local, continue lendo este texto! Discutiremos os documentos necessários, como fazer a sua solicitação e como conseguir um emprego em Portugal.

Como conseguir um emprego antes de solicitar o visto de trabalho para Portugal?

Antes de tirar o visto de trabalho para Portugal, é recomendado encontrar uma vaga enquanto ainda está no Brasil. Assim, você poderá realizar esse procedimento com mais tranquilidade.

Primeiramente, pense em quais tipos de atividades você gostaria de exercer no país. Esse será seu primeiro emprego? Quais áreas mais te interessam? Quanto você está disposto a receber? Algumas dessas perguntas podem ajudar a guiar a sua escolha.

A seguir, você pode começar a buscar vagas em sites especializados em empregos no exterior. Uma opção é o Sapo Empregos, que apresenta ofertas em várias cidades e setores.

O Google também pode ser uma boa ferramenta para isso. Faça sua busca usando português de Portugal e incluindo locais do país que te interessam.

Não podemos esquecer da plataforma mais popular para busca de emprego: o LinkedIn. Ele pode ser usado para encontrar oportunidades no mundo inteiro, além de dar a opção de personalizar o seu perfil especificamente para isso.

Algumas vagas podem pedir qualificações específicas, exame médico, certificado de registo criminal e conhecimento do idioma local. É importante analisar a descrição dela e conversar com a empresa para saber tudo que precisa.

Um diferencial desse país é o visto para procura de emprego. Ou seja, você pode solicitá-lo e ir para Portugal com o objetivo de encontrar um trabalho lá mesmo.

Entretanto, nesse caso, você precisa provar que tem fundos suficientes para se manter enquanto procura ser contratado.

Veja também: Brasileiro precisa de visto para Portugal?

Estando lá, você pode participar de feiras de emprego. Você terá um contato maior com a empresa e seus funcionários, sendo um networking mais eficaz do que se estivesse no Brasil.

Portugal também conta com diversas agências de recrutamento que podem te ajudar. Algumas podem ser especializadas em setores específicos, enquanto outras lidam com qualquer área.

Mulheres trabalhando pelo computador com visto de trabalho para Portugal.

Como tirar o visto de trabalho para Portugal?

O primeiro passo para começar a sua solicitação é identificar a autorização certa para você. Existem 4 tipos de visto de trabalho para Portugal, incluindo o para procura de emprego mencionado anteriormente.

O visto de trabalho para profissionais altamente qualificados geralmente pede um diploma de ensino superior e uma oferta de trabalho altamente qualificada.

Caso você seja freelancer ou queira abrir seu próprio negócio no território europeu, o correto para você é a autorização para atividade profissional independente.

Por último, temos o visto de trabalho para atividade profissional subordinada. Esse é o mais simples, apenas exigindo uma oferta de emprego e que o solicitante atenda aos requisitos dela.

Assim que tiver escolhido, organize os documentos obrigatórios. Recomendamos fazer isso com antecedência para garantir que terá um processo mais tranquilo.

Preencha o formulário de solicitação corretamente e com muito cuidado, pois qualquer erro pode significar a recusa do seu visto de trabalho para Portugal. Não esqueça de revisar suas respostas antes de entregar.

Pagar a taxa consular e guardar o comprovante do pagamento. Dependendo da autorização selecionada, ela pode ter um valor diferente.

Por último, você deve agendar e comparecer a sua entrevista. O agente consular vai perguntar sobre seus objetivos no país, seus recursos financeiros e outros fatores importantes para a viagem.

Caso você tenha sido aprovado, agora é só esperar a chegada do seu documento de viagem.

Quais são os documentos necessários para tirar o visto de trabalho para Portugal?

Como falamos, é recomendado organizar a documentação obrigatória com antecedência. Para facilitar seu processo, vamos listar os elementos mais importantes para solicitar o visto de trabalho para Portugal a seguir:

  • Passaporte válido;
  • Carta de oferta de emprego;
  • Foto recente (3X4);
  • Formulário de solicitação preenchido corretamente;
  • Comprovante de qualificações;
  • Seguro saúde;
  • Comprovante de pagamento da taxa;
  • Comprovante de recursos financeiros.

Gostou de aprender mais sobre como trabalhar em Portugal? Siga a Netvistos nas redes sociais para sempre estar em dia com o melhor conteúdo sobre vistos e viagens!

 

Fonte:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/vistos

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?