Obter o visto de estudante para a Irlanda é o objetivo de muitas pessoas que planejam estudar no exterior, pois, o país traz diversas vantagens. Além de ser um intercâmbio barato, ele também permite que o estudante trabalhe durante os estudos.
A nação conta com ensino de qualidade assegurado pelo governo. Instituições educacionais, sejam escolas de idiomas ou universidades, são avaliadas frequentemente para garantir o seu desempenho.
Mas o aprendizado não fica apenas nas escolas, a Irlanda tem uma riqueza histórico-cultural com muito a proporcionar. Conhecer a arquitetura do país é basicamente viajar no tempo! Alguns de seus castelos, por exemplo, existem há mais de 4 mil anos.
Cenários deslumbrantes, muita diversão, viagens baratas… Motivos para fazer essa viagem é o que não faltam. Então continue lendo este artigo para saber tudo que precisa para começar o seu intercâmbio na Irlanda.
Como me matricular em uma universidade antes de solicitar o visto de estudante para a Irlanda?
A primeira etapa do processo é ser aceito por uma instituição acadêmica da Irlanda. Apesar da variedade de modalidades de estudo, abordaremos aqui, principalmente, o intercâmbio universitário.
Para começar, você deve escolher sua área de estudo. Isso facilita selecionar a faculdade em que vai estudar.
Em seguida, você deve visitar a página da universidade e analisar os requisitos de matrícula. Algumas podem exigir documentos adicionais ou até mesmo provas. Portanto, é importante ter um tempo para se preparar e fazer uma boa candidatura.
Vendo isso, o terceiro passo é organizar a documentação necessária. Essa é uma etapa que pode ser demorada e demanda muito cuidado, por isso, recomendamos que faça com antecedência.
Quando tudo estiver pronto, você pode enviar os documentos e pagar a taxa de matrícula. Você provavelmente será informado sobre o resultado no seu e-mail de contato.
Com a comprovação de que foi aceito em mãos, você poderá prosseguir para solicitar seu visto de estudante para a Irlanda.
Como funciona o visto de estudante para a Irlanda?
É importante saber que o visto não é obrigatório para cursos com menos de 3 meses. Nesses casos, o passaporte e documentos de identidade serão o bastante para ir ao país.
Isso é possível, pois, como a maioria da Europa, a Irlanda não exige que brasileiros solicitem uma autorização para realizar turismo e ficar no país por até 90 dias.
Como foi mencionado, estrangeiros podem trabalhar durante o período de intercâmbio. Assim, o visitante pode melhorar ainda mais o inglês, além de obter experiência profissional.
Intercambistas podem trabalhar por até 20 horas semanais durante o período de estudos. Nas férias, esse tempo pode ser dobrado em até 40 horas.
Em geral, o visto de estudante para a Irlanda não permite que o estrangeiro leve parentes para o país. Entretanto, pode haver algumas exceções, como alunos de doutorado com renda suficiente para sustentar a família.
A autorização de entrada, conhecida como Stamp 2, te deixa regularizado na Irlanda por 8 meses. É recomendado que você faça a renovação do documento até 12 semanas antes da data de vencimento.
Como solicitar o visto de intercâmbio irlandês?
Para começar a solicitação do visto de estudante para a Irlanda, é necessário agendar a sua entrevista. Isso pode ser feito por e-mail ou telefone, mas depende da cidade onde realizará seus estudos.
Em Drogheda, por exemplo, é a própria instituição de ensino irlandesa que faz essa atividade por você.
A segunda etapa é encontrar acomodação fixa na Irlanda, pois, o comprovante disso é um dos documentos obrigatórios para a entrevista. Dependendo do programa no qual está participando, a residência pode já estar inclusa.
O intercambista precisa comprovar um valor mínimo de €4.500. Esse valor é importante para mostrar que o visitante consegue se manter no país.
Ele pode ser comprovado a partir de diversos documentos, como o extrato recente de um cartão de viagem ou de conta num banco nacional.
O último passo é comparecer à entrevista com todos os documentos necessários. Não demonstre estar muito ansioso e responda todas as perguntas com clareza para garantir seu sucesso.
Quais são os documentos obrigatórios para o visto de estudante para a Irlanda?
Você deve levar uma série de documentos na entrevista para garantir a aprovação do seu visto de estudante para a Irlanda. Vamos ver qual é a documentação obrigatória:
- Passaporte válido,
- Comprovante financeira,
- Seguro médico ou seguro viagem,
- IRP Letter;
- Agendamento da entrevista;
- Comprovante de pagamento das taxas da instituição de ensino.
Está preparado para seu intercâmbio na Irlanda? Continue acompanhando o blog da Netvistos para sempre ter as melhores dicas de viagem!
Fonte: