Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como tirar o visto de estudante para o Canadá em 2024?

Garota com visto de estudante para o Canadá segurando livros para sua aula.

Muitos brasileiros sonham em realizar um intercâmbio e poder morar no exterior por um tempo. Atualmente, um dos países mais populares para isso é o Canadá. Portanto, vamos ver como tirar o visto de estudante canadense e garantir uma ótima experiência acadêmica.

É fácil estudar no país com um programa para Ensino Médio (comumente chamado de high school), faculdade ou mestrado. Essa diversidade ajuda a atrair ainda mais pessoas.

Uma vantagem de entrar em uma universidade canadense é que é possível utilizar sua nota do Enem para conseguir bolsas.

Outro fator importante sobre o Canadá é que ele possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês. Além de permitir que o estudante fique familiarizado com dois idiomas estrangeiros, ele pode encontrar as diferentes influências culturais delas na nação.

Como decidir onde vai estudar no Canadá?

O primeiro passo para realizar um intercâmbio é decidir a instituição de ensino onde vai estudar. Isso deve ser feito antes mesmo de solicitar o visto de estudante.

Um fator importante é escolher a língua da região. Você terá contato com ambas durante sua estadia, mas prefere passar mais tempo falando inglês ou francês? Será necessário realizar um teste de proficiência, então é obrigatório ter certo conhecimento do idioma.

A segunda etapa é selecionar sua área de estudo. Caso esteja se candidatando para um curso de Ensino Médio, isso será fácil. Porém, intercambistas tentando entrar em uma faculdade devem pensar nesse assunto com cuidado.

Assim que isso estiver feito, você pode decidir a instituição acadêmica ideal para você. A nação tem algumas das melhores universidades do mundo, como a Universidade de Toronto. Experiências como essa podem te dar oportunidades únicas e impulsionar a sua carreira.

É importante estudar os requisitos do local escolhido para garantir uma candidatura tranquila. Você pode ter que realizar provas, mandar uma carta de intenção e enviar uma série de documentos.

Por fim, você só precisa pagar a taxa de matrícula e acompanhar a sua inscrição através do e-mail.

Bandeira do Canadá hasteada ao céu no fim da tarde

Como solicitar o visto de estudante para o Canadá?

Assim que for aceito em uma instituição de ensino canadense, você pode começar a solicitação do seu visto de estudante. Chegou a hora de entrar em contato com o consulado canadense e se preparar para seu processo.

Demonstre que você tem família e outros laços no Brasil e que tem interesse em voltar ao seu país. O objetivo principal do órgão é impedir a entrada de quem planeja se tornar um imigrante ilegal, tornando essa dica ainda mais relevante.

Também será necessário comprovar ter fundos financeiros suficientes para arcar com o curso, as passagens, a moradia e o custo de vida no Canadá. Solicitantes que conseguirem bolsas ou alguma forma de apoio financeiro terão mais facilidade nessa etapa.

Veja também: Quanto custa para solicitar o visto canadense?

Isso pode surpreender algumas pessoas, mas também é obrigatório realizar um exame médico antes da sua viagem.

O último passo é enviar a documentação necessária ao consulado. Recomendamos que a prepare com antecedência, pois, se algo estiver faltando, você terá tempo para resolver o problema com tranquilidade.

Caso o curso escolhido tenha um período menor que 6 meses, como uma workshop de verão, é possível utilizar o visto de turista.

Quais são os documentos necessários para o visto de estudos para o Canadá?

A documentação necessária para solicitar o visto de estudante para o Canadá é a seguinte:

  • Comprovante de escolaridade;
  • Carta de aceitação da instituição acadêmica (LOA);
  • Passaporte válido por, pelo menos, seis meses;
  • Cópias das declaração de imposto de renda e extratos bancários recentes (comprovantes financeiros);
  • Carta de intenção;
  • Certificat d’acceptation du Québec (CAQ), caso vá estudar em Quebec;
  • Exame médico;
  • Fotografia recente;
  • Carta de um responsável, caso o solicitante seja menor de idade.

Gostou de aprender mais sobre o processo de solicitação do visto de intercâmbio? Fale com a Netvistos se quiser facilitar o seu processo. Somos uma consultoria especializada em vistos e em diminuir as suas dores de cabeça.

 

Fonte:

https://www.international.gc.ca/country-pays/brazil-bresil/sao_paulo.aspx?lang=eng

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?