Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como tirar visto de estudante para o Japão em 2024

Comum sala de aula japonesa

O governo japonês agora permite que os brasileiros entrem facilmente em seu território apenas com o passaporte, facilitando o turismo. Porém, você ainda precisa do visto de estudante para o Japão se quiser fazer um intercâmbio.

Essa é uma oportunidade imperdível para quem busca novas oportunidades e conhecer uma cultura única. Se isso parece interessante, é uma viagem que deve considerar seriamente.

Além disso, o Japão é uma mina de ouro quando o assunto é educação de qualidade. Ele é um dos países com o melhor ensino do mundo.

Continue lendo este artigo para saber o processo para tirar o visto de estudante para o Japão, quais são os documentos necessários e aprender um pouco sobre as universidades do país.

Mulher com visto de estudante para o Japão lendo apostila de estudos

Como solicitar o visto de estudante para o Japão

Como mencionamos, a autorização de turismo para o Japão ficou muito mais simples, entretanto ela não serve para outros propósitos.

Todos os estudantes internacionais precisam de um visto de estudos japonês se quiserem realizar um intercâmbio no país, independente do nível acadêmico.

O primeiro passo será ser aceito em uma instituição, pois ela será sua patrocinadora no processo. E cada um terá uma diferente taxa de matrícula.

O visto de estudante para o Japão não permite que você trabalhe durante sua estadia. Para isso, você precisa da permissão da instituição acadêmica escolhida e do escritório de imigração.

E, mesmo que consiga a autorização, poderá trabalhar apenas em períodos específicos para não atrapalhar os estudos.

Você pode fazer a solicitação no consulado mais próximo ou na embaixada. Você deverá preencher um formulário com seus dados pessoais e da viagem.

A seguir, você precisa preparar os documentos obrigatórios (que devem ser impressos em papel A4 para serem aceitos) para requerer o visto de estudante para o Japão:

  • Passaporte (original e cópia da página de identificação);
  • Formulário de Solicitação de Visto (original);
  • Formulário com assinatura e cópia do RG do responsável (caso seja menor de 18 anos);
  • Foto 4,5X3,5cm, nítida, recente e com fundo branco;
  • Carteira de Identidade RG ou RNE (original e cópia simples);
  • Certificado de Elegibilidade (original e cópia simples);
  • Comprovante de renda;
  • Histórico escolar.

Mas você deve estar se perguntando: o que é o Certificado de Elegibilidade? Ele é um papel emitido em seu nome pela escola em que realizará o intercâmbio. Pode ser que esse procedimento demore até 3 meses.

A validade e o tempo de permanência dependem da duração do curso e são definidos a partir do seu momento de chegada no Japão.

Como me candidatar para uma universidade antes de solicitar o visto de estudante para o Japão?

Como mencionado, a primeira etapa do processo é ser aceito por uma instituição acadêmica japonesa. Abordaremos, sobretudo, universidades, pois são a principal escolha dos turistas.

Para começar, é importante escolher sua área de estudo. Isso começará a guiar a instituição que selecionará e seu processo de inscrição.

Assim, você vai visitar os sites das faculdades e, se necessário, entrar em contato com elas para descobrir os requisitos da candidatura. Eles exigem uma prova? Testes de suficiência? Quais são os documentos obrigatórios? A lista não tem fim.

Veja também: Como conseguir visto de estudante para os EUA

O terceiro passo é organizar os documentos necessários. Essa é uma etapa demorada e que demanda muito cuidado, por isso, recomendamos que se prepare com antecedência.

Agora, com tudo preparado, você deve pagar a taxa de matrícula e enviar sua inscrição. As universidades terão uma plataforma ou e-mail específico para isso. Também é importante ficar atento aos prazos de envio, senão você será desconsiderado.

Após isso, você já sabe o que fazer. Prossiga para a solicitação do seu visto de estudante para o Japão e aproveite seu intercâmbio!

Prédio da universidade de Tóquio no Japão

Quais são as melhores universidades do Japão?

O Japão faz muitos investimentos na educação, fazendo com que eles tenham ótimas universidades e instituições de ensino em geral.

Além disso, os cidadãos consideram a educação extremamente importante. Por isso, mesmo com um ensino médio não obrigatório, a taxa de estudantes é maior que 90%.

Para ajudar na sua preparação para essa incrível oportunidade, listamos abaixo algumas das melhores universidades do país:

  • Universidade de Tóquio;
  • Universidade de Quioto;
  • Universidade de Osaka;
  • Universidade de Keio;
  • Instituto de Tecnologia de Tóquio;
  • Universidade de Hokkaido;
  • Universidade de Tohoku;
  • Universidade de Nagoya;
  • Universidade de Tsukuba;
  • Universidade de Kobe.

Mas, claro, o Japão é repleto de ótimas faculdades. Portanto, independente de qual você escolher, ela trará experiências gratificantes.

Além disso, o mais importante na decisão é a qualidade do seu curso, não apenas da instituição.

Está pronto para solicitar seu visto de estudante para o Japão? Fale com a Netvistos, nossa agência de consultoria especializada no assunto, sempre pronta para tornar seu processo bem mais tranquilo e rápido.

 

Fonte:

https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/visto.html

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?