Imagine poder trabalhar enquanto viaja para diversos lugares diferentes, todo dia realizando suas atividades em um local diferente. Esse é um dos benefícios do visto de nômade digital para Portugal.
Essa é uma categoria nova, visto que essa forma de trabalho ainda é recente e está em constante evolução. Por isso, muitos países ainda não contam com esse tipo de autorização.
Está interessado no assunto ou, até mesmo, sonha em realizar esse tipo de trabalho? Então continue conosco! Vamos discutir a finalidade desse visto, como obtê-lo e as nações que o aceitam.
Para que serve o visto de nômade digital?
Nômades digitais não necessitam de um escritório físico, muito menos de um espaço fixo. Eles utilizam a tecnologia para trabalhar remotamente.
Um dos maiores exemplos disso atualmente são os youtubers. Eles podem gravar e editar seus vídeos em qualquer lugar (e inclusive usar isso como tema).
O mesmo vale para influencers digitais, que podemos acompanhar com facilidade por plataformas como o Instagram e o X (antigo Twitter). Desde que tenham internet e as ferramentas necessárias, eles podem exercer suas atividades.
O visto permite que eles entrem em outros países com maior facilidade, seja para realizar seus serviços ou apenas morar temporariamente.
Entretanto, se você viu os exemplos citados e já desistiu desse benefício, não se preocupe. De forma geral, qualquer freelancer pode ser um nômade digital.
Se você é um escritor, empreendedor, programador ou algo similar, é possível solicitar a autorização.
Esse estilo de vida garante uma grande liberdade e flexibilidade, o que atrai muitas pessoas.
Ele também é ótimo para quem busca mais independência e quer fugir da rotina “comum” de trabalho.
Se você tem isso ou busca alcançar esse estilo de vida, então o visto de nômade digital para Portugal é perfeito para você.
Quem pode solicitar o visto de nômade digital para Portugal?
A primeira coisa que você precisa para solicitar o visto de nômade digital para Portugal é uma renda online.
Como foi comentado, esse tipo de trabalho é realizado, principalmente, de forma remota. Portanto, você precisa provar isso. Desde que sua fonte principal de renda seja gerada pela internet, você não terá problemas.
Veja também: Como solicitar o visto de trabalho para Portugal
Também é necessário demonstrar que consegue se sustentar em Portugal. Isso pode ser feito através de holerites, boletos e outros documentos.
O solicitante deve ser capaz de cobrir despesas como moradia, alimentação e transporte durante a estadia no país.
Por último, é importante ter um seguro de saúde válido. Isso garante que você terá acesso a cuidados médicos, caso necessário.
Como outras autorizações similares, o visto de nômade digital para Portugal está sujeito a mudanças. Portanto, é recomendado checar o site oficial para atualizações e alterações de última hora.
Quais são os documentos obrigatórios para solicitar o visto de nômade digital para Portugal?
Para garantir um processo mais tranquilo, é recomendado organizar a documentação obrigatória com antecedência.
Assim, se você não tiver algum item importante ou deles estiver vencido, você poderá se preparar com tranquilidade.
Vamos listar os documentos mais importantes para solicitar o visto de nômade digital para Portugal a seguir:
- Passaporte válido;
- Foto recente (3X4);
- Formulário de solicitação preenchido corretamente;
- Seguro saúde;
- Comprovante de pagamento da taxa;
- Comprovante de recursos financeiros.
O formulário de solicitação conta com diversas perguntas sobre a viagem e o solicitante.
Ele é utilizado para tirar as maiores dúvidas do consulado e garantir que a pessoa não pretende se tornar um imigrante ilegal no país.
A taxa consular pode variar, mas custa, geralmente, entre €100 e €200. Ela não é reembolsável, mesmo que você tenha seu visto de nômade digital para Portugal recusado.
Quais outros países têm o visto de nômade digital?
Alguns outros países também estão se atualizando e hoje contam com o visto para nômades digitais e trabalhadores remotos. Vamos ver alguns deles:
- Itália;
- Croácia;
- Costa Rica;
- Espanha;
- Grécia;
- Argentina;
- Dubai;
- Colômbia;
- França;
- Caribe;
- Indonésia.
Assim, podemos ver que já é possível rodar várias partes do mundo utilizando essa autorização.
Quer ter um estilo de vida mais independente e flexível? Então continue acompanhando o blog da Netvistos para ficar ligado em todas as novidades sobre esse tipo de visto!