Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Conheça a Romênia: Um guia completo para turistas

Peleș Castle, na Romênia

A Romênia é um país europeu localizado próximo à Hungria e à Bulgária. Ela não é tão conhecida, mas nós vamos indicar alguns motivos para todos os turistas a visitarem.

Além de falarmos sobre o visto e como entrar no país, também vamos apresentar alguns pontos turísticos importantes, como o Castelo do Drácula (sim, o lugar realmente existe). 

Existe motivo melhor que ser extremamente barato viajar pela Romênia? Isso torna ainda mais fácil conhecer diversos locais diferentes da região e ter uma visita proveitosa. Se ficou interessado, continue acompanhando nosso texto para ter um ótimo guia de viagem.

Preciso solicitar visto para viajar para a Romênia?

O primeiro passo para viajar no exterior é descobrir se é necessário tirar um visto para entrar no país. Felizmente, como na maior parte da Europa, brasileiros podem entrar na Romênia usando apenas o passaporte.

Quem viaja com a intenção de realizar turismo, pode ficar por até 90 dias em um período de 6 meses.

Entretanto, o visto é necessário para quem deseja trabalhar ou fazer um intercâmbio. Cada uma dessas situações segue uma série diferente de regras e requisitos.

A Romênia é membro da União Europeia e logo vai entrar para o Espaço Schengen. Por isso, os brasileiros deverão usar o ETIAS para visitar o país no futuro.

Como funciona o visto eletrônico ETIAS?

Ele é uma autorização eletrônica que será lançada em maio de 2025. Seu objetivo é garantir mais segurança e um controle maior do fluxo de imigrantes.

Ela poderá ser usada para entrar nos países do Espaço Schengen. Alguns deles, além da Romênia, são Alemanha, Espanha, Dinamarca e Noruega.

O valor será de 7 euros, mas indivíduos com menos de 18 anos e aqueles acima de 70 anos têm a opção de requisitá-la sem custos.

Estamos acostumados a ver que a solicitação de um visto é burocrática. Entretanto, as autorizações eletrônicas geralmente são diferentes. O processo é muito fácil, completamente online e finalizado em apenas alguns minutos.

Igreja Negra, na Romênia

Qual é a melhor época para viajar para a Romênia?

Agora que você decidiu viajar para a Romênia, precisa ver quando você fará essa viagem. Recomendamos ir entre o período de abril e agosto.

O inverno, entre dezembro e março, não é absurdamente gelado, mas a maioria dos turistas prefere visitar o país em outras estações.

O começo do verão, de julho a agosto, é a época perfeita para aproveitar o calor e visitar belíssimas praias. Além disso, não chove tanto em boa parte do país.

A capital, Bucareste, por exemplo, fica com máximas por volta de 29°C nesse período. Já no frio, ela é famosa por ter ventos muito intensos que podem atrapalhar alguns passeios.

A Romênia é segura para turistas?

Em geral, a Romênia é um país seguro. Entretanto, quando comparada ao restante da União Europeia, ela não está no topo da lista.

A maioria dos turistas visitando o país não encontra acidentes graves e saem completamente satisfeitos.

É recomendado ter um seguro de viagem, pois a saúde pública não tem uma qualidade tão boa. Nesses casos, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Por sua vez, os cidadãos são amigáveis e sempre estão felizes em receber visitantes, principalmente pelo fato de o país ser menos conhecido. Isso se torna ainda mais verdade nas áreas rurais.

Quais são alguns pontos turísticos da Romênia?

Castelo de Bran, na Romênia

Bucareste

Ela é a capital da Romênia. Uma das atividades mais fascinantes é explorar suas ruas, que contam com uma arquitetura eclética, misturando prédios antigos e modernos.

Os amantes de história não podem deixar de visitar a Praça da Revolução e o Palácio do Parlamento. Cada canto desses locais contém histórias de subversão e transformação.

Para quem quer aproveitar a vida noturna, a Cidade Velha é o lugar perfeito. Você vai encontrar bares animados e restaurantes perfeitos para ficar com a família e os amigos.

Mesmo com cenários contemporâneos, você nunca esquecerá que Bucareste carrega uma grande herança cultural e histórica.

Sighisoara

A cidade de Sighisoara é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Como Bucareste, ela também proporciona uma viagem ao passado, mas conta com menos cenários modernos.

Ao visitar a região, você se sentirá em uma vila medieval. Suas ruas de paralelepípedo, torres e muralhas fortificadas parecem ser tiradas diretamente de livros de história.

Ainda assim, ela apresenta uma beleza atemporal. Você consegue encontrá-la olhando para qualquer lado, mas principalmente para atrações como a Torre do Relógio, a Torre dos Sapateiros e a Igreja da Colina.

Castelo de Bran

Já pensou em visitar o Castelo do Drácula? Esse é um dos nomes do Castelo de Bran, um dos destinos mais interessantes da Romênia.

No meio das montanhas, ele reúne a arquitetura medieval imponente e lendas fantásticas. Seus corredores sombrios e torres são perfeitas para fãs de filmes de terror e para dar um bom susto nos seus amigos.

Você também conhecerá a história chocante do príncipe Vlad Drakul, o Empalador. Sua crueldade e brutalidade inspiraram o famoso vampiro criado por Bram Stoker. A mistura do real com o sobrenatural torna esse local um destino único e imperdível.

Ficou com vontade de conhecer a Romênia? Então compartilhe esse texto com sua família e amigos para garantir uma viagem muito animada!

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?