Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Dicas de viagem para a Rússia: Cultura, clima e culinária local

Edifícios em Kremlin, na Rússia

A Rússia é o maior país do mundo, estando localizada tanto na Europa quanto na Ásia. Sua grande extensão traz uma grande diversidade cultural, climática e culinária, atraindo muitas pessoas. Por isso, vamos dar algumas dicas de viagem para quem deseja visitar o país.

Algo que pode afastar algumas pessoas é o frio extremo, algo que não é comum para nós brasileiros. Porém, essa também é a oportunidade perfeita para quem tem o sonho de ver neve com os próprios olhos.

Continue lendo para aprender tudo que precisa sobre uma viagem para a Rússia em 2024.

É seguro viajar para a Rússia?

Atualmente, com a Guerra Rússia-Ucrânia, muitas pessoas se perguntam se é seguro visitar o país. 

Essa preocupação não vem só dos turistas, pois vários governos não recomendam visitar a Rússia no momento. Isso não é uma surpresa, pois não sabemos quando o conflito vai acabar.

Ainda assim, não é proibido viajar para a Rússia. Embora o número de visitantes tenha diminuído, o país ainda recebe imigrantes.

Isso acontece, pois, apesar da guerra, a nação é relativamente segura. A maioria de suas atrações famosas ainda são usadas e podem ser acessadas por qualquer um.

Infelizmente, se deseja visitar a Praça Vermelha ou o Kremlin, as notícias não são tão boas. Por medidas de segurança, esses locais estão fechados para visitação.

Se decidir realizar a sua viagem, atente-se aos avisos da embaixada da Rússia no Brasil. Se houver qualquer mudança nas regras, você saberá rapidamente.

Como o país que está em conflito, não é inesperado que fechem fronteiras e aeroportos, impedindo o retorno de turistas.

Matrioska, conhecida como boneca russa, um brinque tradicional da Rússia

Preciso de visto para entrar na Rússia?

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Rússia em estadias inferiores a 90 dias. Nesse caso, ter um passaporte válido será o bastante.

Na sua chegada, você receberá um cartão de imigração. Esse documento deve ser guardado com muito cuidado, pois pode ser solicitado em outras ocasiões.

Se você deseja estudar ou trabalhar no país, o visto se torna obrigatório. Portanto, a isenção só é válida para turistas.

Como é a culinária na Rússia?

Graças ao seu extenso e multicultural território, a Rússia conta com uma diversidade de pratos, bebidas e doces a serem experimentados.

Devido ao clima frio, muitos são servidos quentes, mas o país também tem diversas refeições geladas e é normal tomar sorvete em qualquer estação do ano.

A bebida nacional é o kvass, um produto fermentado que faz parte da cultura local há séculos.

A lista de pratos típicos é interminável. Vamos apresentar abaixo alguns exemplos que com certeza verá na sua viagem:

  • Estrogonofe;
  • Kholodets;
  • Solyanka;
  • Pelmeni;
  • Pirozhki;
  • Vinegret;
  • Bliní.

Alguns deles são muito semelhantes às comidas que temos aqui. O Bliní, por exemplo, é um tipo de panqueca acompanhada de caviar, smetana ou geleia.

Inverno na República de Komi, na Rússia

Qual é o clima da Rússia?

Se quer fazer uma viagem para a Rússia, um dos aspectos mais importantes é o clima. Ele ditará muito sobre a melhor época para sua visita, quais roupas levar e quais atividades pode fazer.

Costumamos pensar que todo o território russo é extremamente gelado, mas isso não é verdade. Por ser vasto, o clima varia dependendo da região do país.

Podemos encontrar quatro zonas climáticas diferentes: subtropical, temperada, subártica e ártica.

Moscou, São Petersburgo e Cazã são algumas cidades que não estão perto das zonas mais frias, como a Sibéria.

Uma curiosidade: Oymyakon, também localizada na Rússia, é a cidade mais fria do planeta. Ela tem uma média de -45ºC e já registrou temperaturas de -71ºC.

No geral, a temperatura média do país é em torno de 5ºC durante todo o ano. Ainda é frio para nós, mas é mais ameno que o esperado por muitos turistas.

Vamos falar um pouco sobre as estações do ano. Os verões são curtos e com temperaturas de 20ºC. Enquanto isso, o inverno é longo, intenso e tem uma média de -4°C.

No outono, observamos o aumento das precipitações, o maior marco dessa estação. Já na primavera, a Rússia conta com temperaturas mais amenas e sol.

Qual é a melhor época para viajar para a Rússia?

Você pode visitar a Rússia em qualquer estação, mas a melhor com certeza é a primavera. A temperatura amena é muito mais confortável para brasileiros, que dificilmente têm que enfrentar um frio intenso.

O verão também é uma boa opção, porém o volume de turistas é maior, o que torna as passagens e a viagem no geral mais cara.

Vista do Teatro Bolshoi, na Rússia, de dia

Como é a cultura da Rússia?

A Rússia apresenta uma diversidade étnica e uma variação nas práticas religiosas. Assim, você encontrará muito a ser explorado no país.

Isso também faz com que os cidadãos sejam hospitaleiros e amigáveis. Pelo menos esse aspecto nos lembrará de casa durante a viagem.

Mas os maiores destaques culturais estão na arte. A literatura é o lar de grandes nomes, como Fiódor Dostoiévski, Antón Tchékhov e Liev Tolstói.

A dança também não está atrás. O Ballet Bolshoi é um dos mais famosos do mundo e, até hoje, produz uma média de quatro grandes espetáculos por mês.

O Teatro Bolshoi é a escola dessa arte e conta com apenas uma filial no mundo. Para a surpresa de muitos, ela está localizada na cidade de Joinville, em Santa Catarina.

A música russa é uma das mais importantes do mundo. Alguns de seus grandes compositores são Tchaikovsky e Rachmaninoff.

Gostou de aprender mais sobre esse país? Siga a Netvistos nas redes sociais para aprender mais sobre os melhores destinos e como obter o visto para viajar.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?