Logo

Por favor, atribua um menu para 'Menu do Celular para AMP' em Aparência > Menus.

Diferença entre embaixada e consulado: Um guia prático

Dois homens se cumprimentando na Embaixada dos EUA

Quando alguém se interessa em realizar uma viagem e começa a pesquisar sobre o visto do local, ela se depara com dois órgãos: o consulado e a embaixada. Mas qual é a diferença e as funções de cada um?

No nosso mundo globalizado atual, elas são instituições imprescindíveis. Sua importância está em diversos níveis, desde auxiliar turistas até na manutenção da política externa brasileira.

Para algumas pessoas, os dois podem realizar o mesmo tipo de serviço, mas não é bem assim. Se você quer entender a diferença entre esses dois órgãos, vem conosco!

Qual a diferença entre embaixada e consulado?

Os dois órgãos têm uma distinção simples. Enquanto o consulado cuida de assuntos entre o país e o cidadão, a embaixada cuida das questões entre diferentes nações.

É por isso que não é certo falar sobre qual é mais ou menos importante. Ambos têm objetivos relevantes e são produtos da globalização. Eles trabalham juntos para garantir o sucesso de diversas atividades.  

Ainda assim, eles apresentam tamanhos e quantidades diferentes. Os consulados são menores e espalhados pelo país. Enquanto isso, as embaixadas são maiores e contam com apenas uma instituição por nação.

A maioria das pessoas não vai se envolver tanto com essa última, a menos que ela esteja ligada à política. A sua “falta de presença” (pois ela participa, mas não tão diretamente) nas nossas vidas é outra razão de muitos indivíduos não entenderem sua função.

Embaixada em Brasília

Função da embaixada

Ela cuida da política externa do país. Ou seja, ela resolve assuntos como comércio exterior, cooperação entre nações, meio ambiente, etc. Ela também é responsável por atividades e programas que possam ajudar os cidadãos e melhorar a relação entre países.

Como mencionado, existe apenas uma por nação. Entretanto, por ser a sede das embaixadas de diversos territórios diferentes, suas proporções são enormes.

Esse órgão, geralmente, fica localizado na capital, devido à importância do local. Por exemplo, no Brasil, ela fica em Brasília (contando como sede para 133 embaixadas). Seu endereço é:

  • Av. das Nações, Quadra 801.

Isso é o mais comum a se acontecer. Mais algumas ilustrações disso são o Canadá, que tem uma instituição em Ottawa, e Portugal, onde ela fica localizada em Lisboa.

Nas capitais que não contam com consulados, a embaixada tem um setor consular responsável pelo atendimento ao público, agindo como uma substituta.

Função do consulado

Ele cuida, principalmente, dos assuntos dos cidadãos brasileiros em outros países. Alguns exemplos são cidadania, hospitalização, passaporte e visto.

O mais comum é que tenha mais de um no país. Temos cinco Consulados dos EUA aqui, por exemplo. Cada um é localizado em capitais de estados importantes para abranger todas as regiões do local.

Boa parte dos processos precisam ser realizados presencialmente, portanto, seria muito trabalhoso para algumas pessoas fazer viagens longas aos consulados. Assim, sua localização também é planejada para auxiliar nessa situação.

A maioria dos seus serviços são focados nos cidadãos do próprio território, mas ele também atende e ajuda turistas de passagem.

É importante lembrar que ele também tem seu papel em fortalecer a relação entre países. O visto é uma ferramenta para indicar a confiança (ou falta dela) entre nações. Quanto menos exigente a autorização, geralmente, melhor a cooperação entre as nações.

Uma demonstração disso é o Mercosul, pois, todos membros permitem que seus cidadãos realizem viagens apenas utilizando o passaporte.

O governo brasileiro disponibiliza o Portal Consular, que oferece um resumo sobre cada nação, o contato dos órgãos, se há ou não exigência de visto, etc.

Esse site também conta com dicas do que fazer antes da viagem e de como se preparar, portanto, é muito útil para qualquer pessoa planejando sair do Brasil. Recomendamos checá-lo para garantir um passeio mais divertido e seguro.

Gostou de aprender mais sobre esses órgãos e suas diferenças? A Netvistos está sempre produzindo conteúdo de qualidade para viajantes. Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma dica!