Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Preparando documentos para o passaporte da Polícia Federal: Guia prático

Passaporte com diversos carimbos e boneco em cima para representar pessoas viajando

Para fazer uma viagem internacional, nós precisamos tirar o passaporte. Antes de mais nada, para garantir uma solicitação tranquila, você precisa preparar seus documentos.

Caso você deixe para a última hora ou apresente a documentação errada, você provavelmente terá que recomeçar o procedimento. Por isso, é muito importante se organizar antecipadamente

Neste texto, vamos te ensinar como se preparar corretamente e aumentar suas chances de sucesso no processo.

Quais são os documentos necessários para tirar o passaporte?

Como dissemos, o primeiro passo é organizar a sua documentação. Recomendamos que preencha o formulário de inscrição apenas após isso.

Os documentos a serem levados no dia agendado para a solicitação do passaporte são esses:

  • Documento de identificação (menores de 12 anos podem usar a certidão de nascimento, caso necessário);
  • CPF (se o número não estiver disponível no documento de identificação utilizado);
  • Passaporte anterior (se houver);
  • Certidão de Casamento (caso você tenha alterado seu nome);
  • Certificado de Naturalização (caso seja naturalizado);
  • Foto recente no tamanho 5×7, colorida e com fundo branco (apenas para crianças com menos de 5 anos);
  • Formulário de autorização feito pelos pais ou responsáveis (apenas para menores de 18 anos);
  • Embora não seja obrigatório, recomendamos que leve título de eleitor e certificado de serviço militar. É importante que sua situação esteja regularizada com a justiça eleitoral e o exército.

Podemos encontrar diversos exemplos de documentos de identificação: Carteira de Identidade, CNH, CTPS, passaporte brasileiro vencido, etc. Boletins de ocorrência informando a perda ou roubo da identidade e passaportes de outras nacionalidades serão recusados.

A identificação também será recusada se apresentar algum dado desatualizado. Porém, se também levar uma certidão que apresente a informação atualizada, isso não será um problema.

Da mesma forma, o documento não é aceito se a fotografia for antiga ou estiver danificada demais, não sendo possível reconhecer o titular.

Regras para os documentos

Você não terá muitas preocupações levando a documentação mencionada anteriormente. Ainda assim, é importante se atentar a algumas regras sobre a documentação:

  • A segunda via de um documento é aceita normalmente;
  • O documento deve ser original (cópias não são aceitas);
  • A assinatura digital serve como substituta para a assinatura física;
  • Documentação digital será aceita apenas se for válida em todo o país.

Essas são normas gerais que valem para todos os casos. E, ainda que não sejam erros muito comuns, eles podem impedir a continuação do seu procedimento. 

Pessoa com passagem aérea e visto mexicano apertando a mão de outra

Quais documentos levar para renovar o passaporte?

Não existe renovação desse tipo. Após 10 anos, o tempo comum de sua validade, é necessário solicitá-lo novamente. Nesse caso, você deverá organizar a mesma documentação.

A única diferença nas suas próximas solicitações é que você precisa levar o passaporte vencido. Assim, ele será cancelado e retido pela Polícia Federal. Como falamos, ele também pode servir como documento de identificação.

E, mesmo que ele não esteja vencido, deverá ser apresentado quando fizer um novo requerimento. Nesse momento, a PF realizará o mesmo processo discutido anteriormente.

Embora algumas pessoas possam considerar isso trabalhoso, também é possível ver como uma vantagem. Por ser um procedimento exatamente igual com o qual você já se acostumou, suas próximas solicitações serão ainda mais fáceis.

Também destacamos que o documento de viagem vencido ainda pode ser útil, por isso, não é bom se livrar dele imediatamente. 

Caso você tenha um visto americano ou de outra nacionalidade nele, você ainda poderá apresentá-lo normalmente para a imigração. A única mudança é que você também deverá ter o seu novo documento de viagem válido consigo para mostrar que pode sair do país. 

Conhece alguém que está pensando em realizar uma viagem internacional? Compartilhe este artigo para facilitar a vida dos seus amigos!

 

Fonte:

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/ola

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?