Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Dúvidas sobre a entrevista do visto americano

entrevista do visto americano saiba tudo sobre o processo 1

Que brasileiro nunca sonhou em viajar aos Estados Unidos, não é mesmo? Visitando o país, você pode conhecer muitas cidades incríveis e ter aventuras inesquecíveis

Mas, antes, você precisa realizar a entrevista do visto americano, motivo de muito estresse para várias pessoas. Por isso, vamos te ajudar com esse processo.

Continue lendo este texto para ver dúvidas comuns de solicitantes do documento e um panorama de como a entrevista é realizada.

Dúvidas sobre a entrevista do visto americano

Se você nunca solicitou um visto antes, provavelmente não vai saber muito sobre a entrevista. Será que pode falar em português? Vão demorar para me falar o resultado? Posso fazer acompanhado?

São várias questões, então vamos te guiar por elas.

Posso fazer a entrevista em português?

Por estar pedindo um visto para os EUA, algumas pessoas pensam que o processo precisa ser feito em inglês. Felizmente, para muitos solicitantes, você pode fazer a entrevista em português.

Na primeira etapa da solicitação do documento, quando estiver preenchendo o formulário DS-160, você escolherá os idiomas que fala.

E, mesmo que cite que sabe falar inglês, tem uma grande chance de a conversa ser realizada em português. Esse é o caso da maior parte das entrevistas no Brasil.

Ainda assim, se falar que sabe a língua inglesa, existe uma chance de ter o bate-papo na mesma. Então apenas informe isso se for fluente.

Posso fazer a entrevista com minha família?

Desde que vocês tenham o mesmo objetivo nos EUA e realizem o processo juntos, então a entrevista pode ser feita em família. Mas, se for tirar o visto de turista, por exemplo, enquanto seu pai quer um de trabalho, então não tem sentido fazerem juntos.

Se seus motivos para viajar forem os mesmos, essa prática é recomendada. Isso, pois, a história de um membro do grupo pode fortalecer a de outra pessoa também.

O mesmo vale para fazer o processo com amigos. Mas, como vocês não têm um grau de parentesco, existem mais chances de o cônsul querer que cada um faça a entrevista sozinho.

Quanto tempo demora? E você recebe a resposta após quanto tempo?

A entrevista, normalmente, não passa de 3 ou 4 minutos. Entretanto, se o agente consular estiver desconfiado de uma informação ou documento que você entregou, ela pode demorar mais.

E é muito raro não receber a resposta na hora. Se o visto americano for aprovado, você receberá um papel falando que o documento estará pronto em alguns dias. Então essa etapa inteira é bem rápida. 

Mas em quais casos você não fica sabendo imediatamente? O cônsul pode pedir por documentos complementares quando achar que o solicitante fez uma boa entrevista, porém ficou incerto sobre algumas informações.

Se você mencionar que tem uma irmã morando nos EUA, ele pode querer ver uma cópia do Green Card dela antes de aprovar seu visto.

Ainda assim, é sempre bom levar o máximo de documentos que puder, pois o agente consular pode te dar uma resposta negativa e exigir que faça o processo inteiro novamente, ao invés de pedir informações complementares.

E, se o seu visto for negado mesmo, receberá do consulado uma carta explicando o motivo

Quais documentos você deve levar? 

Temos uma lista de documentos necessários e recomendados para você levar na entrevista. Mas, saiba que é possível que o cônsul não peça nenhum comprovante ou papel. É comum que eles façam isso apenas quando não sabem a veracidade de alguma informação dada na entrevista.

Ainda assim, não é motivo para você deixar de levar a documentação. Ela é extremamente importante para demonstrar seus vínculos com o Brasil, como seu trabalho.

entrevista do visto americano saiba tudo sobre o processo 2

Como é a entrevista do visto americano?

Primeiramente, você sabe para que serve a entrevista? Existem muitos brasileiros que se tornam imigrantes ilegais, então ela é usada para controlar essa imigração.

Isso também serve para te tranquilizar. Os cônsules só querem impedir pessoas que têm segundas intenções na viagem. Portanto, se você está sendo completamente honesto, seu visto tem uma grande chance de ser aprovado.

Realizar a entrevista pode ser um pouco diferente do esperado. Você não entra em uma sala e tem a conversa; ela é feita em pé por um interfone. Ela é muito similar a uma ida à lotérica. O cônsul está atrás de um vidro e você fica em pé respondendo às questões.

Porém, isso não significa que aparências não importam. É bem o contrário, na verdade. Muitos cônsules te julgam antes mesmo da conversa começar, então é recomendado se vestir bem.

É errado julgar alguém pelo que vestem, mas isso pode acontecer dependendo do agente consular. Como ir aos EUA é uma viagem cara e com muitas preparações, aparecer no consulado de sandália ou regata pode atrapalhar suas chances de tirar o visto americano.

Os cônsules também vão fazer perguntas do formulário DS-160, então outra dica é responder igual. Isso acontece para confirmar as informações dadas e para garantir que você não falará nada inconsistente na entrevista. 

Nas perguntas é igualmente importante responder com clareza. Você precisa ter certa objetividade, no sentido que não deve se explicar demais ao ponto de soar confuso ou ansioso.

Mas você também não pode dar respostas de apenas uma palavra. É importante achar um equilíbrio, informando apenas os detalhes necessários.

A equipe da Netvistos é especialista em consultoria e produz muitos conteúdos com dicas para a sua entrevista.

Gostou deste texto? Então acesse o nosso blog e tire todas suas dúvidas sobre o processo do visto americano.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?