Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Exceder o tempo de permanência nos EUA: 6 situações que podem acontecer

6 situacoes que podem acontecer se exceder o tempo de permanencia nos eua 1

Hoje vamos abordar um assunto que assusta alguns solicitantes. Você excedeu seu tempo de permanência nos EUA, e agora?

Muitas coisas podem acontecer quando você passa do prazo de permanência nos Estados Unidos. Neste texto, vamos abordar as 6 mais comuns.

É importante falar que cada pessoa passa por uma situação diferente. Não temos como ditar especificamente o que acontecerá com você. Além de que tudo dependerá do motivo de você ter feito isso.

Mas antes, também devemos discutir um pouco o que é esse prazo e como ele funciona.

Validade e tempo de permanência: Qual é a diferença?

Pode ser uma surpresa inicialmente, mas a validade do seu visto não dita o tempo que você poderá ficar nos EUA. São duas coisas diferentes.

O visto americano de turismo normalmente é válido por 10 anos. Entretanto, dependendo de como foi sua entrevista, o consulado pode fornecer uma duração menor.

O tempo de permanência nos Estados Unidos será decidido pela imigração. Você pode receber desde meses a até mesmo apenas algumas semanas.

Dito isso, o período permitido mais comum é de 180 dias (6 meses). Se você não realizar nenhuma ação suspeita ou ilegal, você provavelmente receberá o mesmo tempo nas próximas visitas.

Claramente, ficar mais de 6 meses no país é considerada uma ação ilegal. Recomendamos que sempre esteja bem programado e volte antes do fim desse prazo

Sabemos que o país tem diversos destinos incríveis. Ainda assim, você pode visitá-los em suas próximas visitas. Afinal, você pode viajar para os EUA quantas vezes quiser.

visto americano negado sob secao 214b o que significa 1

O que pode acontecer se você exceder seu tempo de permanência nos EUA?

Ultrapassar o tempo de permanência nos EUA pode te colocar em uma posição difícil. Você se tornará ilegal no país, também chamado de “fora de status”.

Isso acarreta 6 possíveis situações. As quais vamos explicar a seguir.

1 – Barrada na imigração

Se você ultrapassar seu tempo de permanência nos EUA e for embora por conta própria, você pode ser barrado na imigração quando tentar retornar.

Muitas pessoas, na verdade, não sofrem tanto com isso. Algumas conseguem retornar para o país duas, três ou até mais vezes sem problemas.

Porém, a maioria das pessoas são barradas logo na primeira viagem de retorno. Quando isso acontecer, você será questionado na imigração.

Você deverá explicar por que excedeu o prazo nos Estados Unidos. A ação da imigração dependerá muito da sua resposta.

Se você tiver um motivo bom, é possível que entre normalmente nos EUA

Vamos dizer que você sofreu um acidente na sua viagem anterior e o tempo de recuperação seja a causa da estadia maior. A imigração entenderá e você dificilmente terá problemas.

Caso sua motivação não seja boa, como ter esquecido do prazo, você provavelmente terá a viagem cancelada.

2 – Enviada para a corte para esclarecimento

Você também pode ser questionado nos Estados Unidos. Será identificado que você excedeu o tempo de permanência e será enviado para a corte.

A situação é um pouco similar. Afinal, tudo dependerá da sua explicação. Se seus motivos forem razoáveis, o juiz pode te conceder mais algumas semanas nos EUA, assim podendo se organizar para voltar ao Brasil.

Caso contrário, você também poderá ser deportado na mesma hora.

A pessoa deportada, em qualquer situação, precisará aguardar 10 anos para pedir o visto americano novamente.

3 – Parada na rua por uma autoridade e deportada

Este e o próximo cenário são bem similares. Se uma autoridade perceber que você está ilegal nos EUA, você pode ser deportado.

Ela pode te parar na rua por te considerar suspeito ou por outra ação que você fez e descobrir seu status no país.

4 – Denunciada por outra pessoa e deportada

Muitas pessoas são denunciadas por vizinhos ou conhecidos nos EUA e deportadas para o Brasil.

Pode ser uma surpresa, mas vários brasileiros também realizam denúncias. Algum antigo colega pode ver que você excedeu seu prazo e ligar no consulado para relatar o que está acontecendo.

Nesses dois casos, você tem menos espaço para explicações.

5 – Ter o visto americano cancelado ou revogado

Esse é o mais comum. O visto americano tem várias regras e uma das mais importantes é obedecer ao tempo de permanência nos EUA.

Ela não é excludente. Você pode ter o visto americano cancelado e ser deportado, por exemplo.

6 – Diminuir as chances de tirar o visto americano novamente

Se você ficou ilegal nos EUA e tentar solicitar o visto novamente, você pode ter problemas. O agente consular pensará que você fará a mesma coisa, será o primeiro pensamento dele.

Se você criou muitos vínculos no Brasil, como família e emprego, a situação pode ser diferente. 

Isso não garantirá a autorização para entrar nos Estados Unidos, mas te tornará mais confiável.

Esse não é o assunto mais agradável de todo, não é mesmo? Por isso, é extremamente importante fazer o possível para não ultrapassar o tempo de permanência.

Se tiver mais alguma dúvida sobre ilegalidade ou outro assunto relacionado ao visto americano, fale conosco! A assessoria 24h da Netvistos está disponível para ajudar com todos os seus problemas.

 

Fonte: https://br.usembassy.gov/pt/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?