Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Faltei na entrevista do visto americano. O que devo fazer?

Bandeira dos EUA hasteada no céu nublado.

A entrevista do visto americano é uma das partes mais importantes do processo de solicitação. Por isso, muitos solicitantes se preocupam com o que pode acontecer se faltarem nessa etapa. 

Será que o visto é negado imediatamente? A taxa consular terá que ser paga novamente? Seu nome ficará “manchado” no consulado? Essas e outras inúmeras perguntas passam pela cabeça dos requerentes.

Viajar para os Estados Unidos é um grande sonho para diversos brasileiros. Por isso, vamos explicar como você deve proceder nesse caso e se haverá algum risco de ter a autorização negada. 

O que fazer se você faltar na ida ao CASV?

A ida ao CASV é a primeira etapa presencial do processo do visto americano. O objetivo do local é coletar as informações biométricas dos solicitantes.

Essa etapa é obrigatória a todos que estão buscando autorização para viajar aos EUA pela primeira vez. Portanto, é impossível conseguir sua viagem sem passar por ela.

Vamos imaginar que você tenha algum compromisso urgente ou fique doente e falte. O que deverá ser feito?

Por sorte, não há motivos para se preocupar. Não comparecer nesse momento é mais tranquilo do que a maioria das pessoas imaginam.

É preciso esperar o sistema do CASV indicar que você faltou, o que pode demorar até 3 dias.

Em seguida, os agentes responsáveis vão abrir novamente o calendário para você escolher uma nova data.

Após escolhê-la, não se esqueça de imprimir o novo agendamento. Caso você vá com o antigo, não será possível realizar a etapa da biometria.

Para a sua felicidade, também não será necessário pagar uma nova taxa. Ela é válida por 1 ano, portanto faltar em alguma etapa do processo não a anula.

Obviamente, não ir no CASV uma segunda vez não é recomendado. Ainda assim, não será um problema. Será apenas necessário esperar para poder realizar um novo agendamento. 

Saiba que é indicado que os seus aparelhos eletrônicos permaneçam desligados durante o atendimento no local.

Indivíduo realizando o processo de visto no computador estando isento da entrevista do visto americano

O que fazer se você faltar na entrevista do visto americano?

Mas e se você faltar na entrevista do visto americano? O que pode acontecer?

Essa é a segunda (e última) etapa do processo de solicitação. Durante ela, o solicitante conversa com um agente consular, entrega uma série de documentos e explica seus motivos para ir aos EUA.

Felizmente, faltar nesse compromisso acarreta na mesma situação discutida anteriormente. Portanto, você também não terá nenhum problema nesse caso.

Basta esperar que o sistema do consulado registre o ocorrido (leva um tempo similar ao do CASV) e então você poderá reagendar a entrevista do visto americano.

O máximo que pode acontecer é perguntarem o motivo de ter faltado. Mas isso não é tão comum e é só explicar sua razão com cuidado.

O mais importante nesse momento é não mentir. Caso faça isso e seja descoberto, você provavelmente terá o visto negado. Além disso, seu nome poderá ficar “sujo”, atrapalhando suas próximas solicitações.

Como a taxa é válida por 1 ano, você também não precisa realizar o pagamento novamente. É possível acessar o seu comprovante de pagamento e conferir até quando ela vai valer.

Como deu para ver, faltar nessa etapa dificilmente influencia negativamente a entrevista do visto americano ou qualquer outra parte do processo.

Quanto tempo demora para receber o passaporte com visto após a entrevista?

Após realizar a entrevista do visto americano e ter seu documento aprovado, basta esperar a data de recebimento.

Geralmente, esse período é de 10 dias úteis. Ainda assim, boa parte dos solicitantes relata receber o passaporte antes disso, em aproximadamente 1 semana.

Caso o Consulado Americano esteja com dúvidas, é possível demorar até 90 dias úteis. Também é possível quererem que você mande mais documentos ou esclareça alguma questão.

Entretanto, isso é extremamente raro. E, ainda que falem esse prazo, acontece de algumas pessoas receberem o documento em apenas 10 dias.

Agora está mais tranquilo com essas questões? Se quiser esclarecer todas as suas perguntas sobre o procedimento, acompanhe o blog da Netvistos e facilite a sua viagem.

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/vistos-de-nao-imigrantes/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?