Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Governo de SP lança bolsas de intercâmbio para alunos do Ensino Médio

Governo de SP lanca bolsas de intercambio para alunos do Ensino Medio

Na segunda-feira, dia 6, o Governo de São Paulo lançou um programa de intercâmbio gratuito para professores e alunos do Ensino Médio. 

Prontos pro Mundo é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que beneficiará 1.000 jovens com bolsas de estudo para cursar um semestre letivo no exterior e 70 mil com curso intensivo de língua inglesa.

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação, Renato Feder, já formalizaram o projeto de lei em assembleia. Agora o continuamento da iniciativa depende da aprovação do legislativo

Segundo Feder, “o Programa Prontos pro Mundo é mais uma das ações do governo de São Paulo para valorizar alunos que estão comprometidos com seus estudos, de olho no futuro”.

O programa oferecerá, em sua primeira etapa, aulas de inglês. Nelas, os alunos serão enturmados com pessoas do mesmo nível no idioma para ajudar no aprendizado. A segunda etapa é referente às bolsas de intercâmbio. 

Ambas fases terão editais próprios e já começam a valer para alunos matriculados no Ensino Médio em 2023.

Os pré-requisitos para a participação na primeira fase são:

  • Frequência escolar mínima de 85%;
  • Idade mínima;
  • Autorização dos pais e responsáveis;
  • Participação e notas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Na segunda fase, 1000 alunos serão chamados. 645 serão representantes de cada um dos municípios de São Paulo e os outros 355 serão divididos proporcionalmente entre as 91 Diretorias de Ensino.

Os critérios serão baseados, principalmente, na frequência escolar, desempenho e aprendizado de inglês. Outros fatores serão contados em casos de empate.

O Programa Prontos pro Mundo será 100% gratuito. Vários itens, como passaporte, visto, aulas, hospedagem, traslados e passagens, serão cobertos. Além disso, os participantes receberão uma bolsa auxílio. 

Os países de língua inglesa participantes são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. O intercâmbio está previsto para começar em 2025 e terá a duração de um semestre.

Futuramente, a Seduc-SP avaliará incluir países de língua espanhola e outros idiomas na iniciativa de intercâmbio.

A Educação de SP prevê um investimento de aproximadamente R$120 milhões no programa.

Veja também: Como conseguir visto de estudante para os EUA 

Os professores também serão atendidos pela iniciativa. 15 mil docentes de escolas estaduais participarão de curso intensivo de inglês e 100 poderão participar de um intercâmbio de formação com duração de um mês. Ambos também começam em 2025.

Os professores devem ser graduados em licenciatura em língua portuguesa e inglesa, com aulas atribuídas na mesma disciplina e ativos na rede. O resto das regras serão apresentadas assim que a lei for sancionada.

No futuro, segundo entendimento da Seduc, os professores poderão estar habilitados para ministrar aulas do Programa Prontos pro Mundo.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?