Uma das grandes vantagens de viajar pela América do Sul é que muitos países não exigem passaporte. O Peru, repleto de história e atrações encantadoras, é um deles.
Isso atrai muitos brasileiros para o território peruano. Além disso, a região tem um custo de vida menor, sendo acessível para nós.
Mas o maior motivo para visitar o país é ver Machu Picchu, a antiga cidade Inca. Seria um desperdício ter algo tão incrível perto de nós e nunca tentar conhecer.
Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre o Peru, sua gastronomia, as principais atrações e a melhor época para viajar.
História do Peru
O Peru é um país rico em cultura e história. Os Incas foram a civilização mais marcante por muito tempo, construindo cidades como Machu Picchu.
Eles permaneceram por séculos, porém, muitas mudanças aconteceram com a invasão dos espanhóis. Graças à resistência indígena, diversas tradições foram preservadas. O país conquistou sua independência em 1821 através de muitas lutas.
Atualmente, o Peru conta com vários sítios arqueológicos, culinária única e uma mistura de heranças que tornam esse país ainda mais atrativo e interessante.
Gastronomia do Peru
A gastronomia do Peru conta com peixes, frutos do mar, batatas e legumes na maioria de seus pratos típicos.
Um deles, talvez o mais conhecido internacionalmente, é o ceviche. Ele é feito com peixe branco, suco de limão, cebola e ají. O melhor lugar para comer é no litoral.
O que sobra do ceviche é um caldo servido em copos e chamado de leche de tigre.
E não pode faltar uma bebida de acompanhamento, não é mesmo? A mais popular é a pisco sour, uma aguardente com limão, clara de ovo, gelo e uma pitada de pimenta. Ela é uma caipirinha peruana.
Abaixo, vamos conferir mais alguns pratos típicos importante:
- Ají de gallina;
- Pollo a la brasa;
- Cuy;
- Rocoto Relleno;
- Mate de coca;
- Arroz con Mariscos;
- Tacu tacu.
Qual é a melhor época para viajar ao Peru?
Recomendamos que visite o Peru no outono ou no inverno. Chove menos entre abril e setembro, facilitando passeios e trilhas.
Entretanto, as temperaturas são bem geladas, portanto, você deve se preparar para isso. E elas podem mudar bruscamente, ficando ainda mais frias rapidamente.
Durante dias de sol, a temperatura pode chegar a 20ºC nesta época, se assemelhando ao que estamos acostumados no Brasil.
Também é importante ficar atento com os meses de alta temporada, julho e agosto. Além de ter mais visitantes, as passagens e o custo da viagem, principalmente em cidades turísticas, se tornam mais caros.
Atrações turísticas no Peru
Machu Picchu
A cidade de Machu Picchu foi descoberta em 1911 e se tornou um Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco.
Além disso, ela é uma das 7 Maravilhas do mundo. Nós brasileiros somos privilegiados de termos uma em nosso país e também estarmos tão perto de outra.
A cidade perdida dos Incas é uma aventura arqueológica garantida. Não existe oportunidade melhor para conhecer essa civilização.
Existem muitas formas de chegar até ela. Uma das mais populares e divertidas é a Trilha Inca. Mas, para quem quiser um caminho mais tranquilo, saiba que você pode ir de trem.
Como Machu Picchu é localizada em uma montanha de difícil acesso, diversos turistas se hospedam no Machupicchu Pueblo. Ela é uma cidade próxima e com atrações próprias.
Lima
Lima é a capital do Peru. Por estar no nível do mar, turistas não têm grandes problemas com a altitude.
Por isso, ela também conta com praias maravilhosas, que são as atrações principais da cidade durante o verão.
E, não podemos esquecer. Como estamos no litoral, esse é um dos melhores lugares para provar ceviche.
A Huaca Pucllana é um local sagrado e pré-inca que você não pode deixar de visitar. Ela é constituída de uma pirâmide de mais de 20 metros e muitas praças e muros.
Para os amantes de história e cultura, o centro histórico e o famoso Museu Larco são visitas imperdíveis.
Não é uma surpresa que ela esteja listada entre os melhores destinos para 2024.
Cusco
Enquanto Lima é a atual capital do Peru, Cusco foi a capital do império Inca. Isso a torna o ponto histórico mais importante para quem deseja aprender sobre a antiga civilização.
Você poderá visitar muitos sítios arqueológicos da região além de Machu Picchu. Recomendamos que esteja preparado para passar vários dias lá.
Um local importante é o Templo do Sol, conhecido como Qoricancha. Atualmente, ele mescla a arquitetura Inca com a colonial, o tornando ainda mais único.
Por onde quer que ande, você poderá desfrutar do incrível visual montanhoso da Cordilheira dos Andes.
Que moeda levar para o Peru?
A moeda peruana é o Novo Sol, comumente chamado apenas de Sol. Embora seja fácil encontrá-la em casas de câmbio no Brasil, recomendamos que faça a troca no Peru.
A maior parte das cidades com atrações turísticas contém pontos de troca, facilitando a vida dos viajantes.
Também é recomendado levar dólares americanos. Eles são bons para cidades menores, mas também são mais valorizados que o real em diversos estabelecimentos.
Muitas pessoas indicam, inclusive, que você deve levar mais dinheiro em dólar do que da nossa moeda.
Gostou de aprender mais sobre o Peru? Não há nada melhor do que conhecer o país pessoalmente. Compartilhe este texto com quem precisa te acompanhar nessa viagem.