Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Evitando atrasos: O melhor momento para solicitar seu visto americano em 2024

Pessoa segurando relógio em fundo azul, indicando melhor momento para fazer algo

Quando você vai viajar, é muito difícil pensar em outra coisa. Ainda mais se é a tão sonhada viagem para os Estados Unidos. Por isso, muitas pessoas buscam saber qual é o melhor momento para solicitar seu visto americano, evitando possíveis atrasos.

Um pouco do tempo do processo depende de você, pois é preciso completar alguns questionários, como o formulário DS-160. Portanto, a duração do seu preenchimento vai influenciar. Alguns solicitantes escolhem fazer tudo no mesmo dia, enquanto outros demoram um pouco mais.

Ainda assim, esse procedimento é bem burocrático, então também é preciso esperar a confirmação de algumas etapas e a disponibilidade para agendamento. 

Será que a época em que você pede seu documento de viagem influencia na duração do processo? Continue lendo para descobrir!

Quando é o melhor momento para solicitar o visto americano?

Parece até simples demais, porém, o melhor momento para solicitar o visto americano é quando você estiver preparado para o processo. O documento é sempre muito solicitado, então, o período do ano não vai mudar muito a situação.

O recomendado a se fazer é tirar um tempo para pesquisar o procedimento e entender tudo que precisa, desde o visto ideal para a sua situação até os documentos necessários. Assim, você diminui sua chance de cometer erros e ser recusado.

Quando tiver uma viagem planejada para os EUA, seja para turismo, estudos ou outro motivo, será a hora de tirar seu visto americano. 

Caso você não tenha nenhuma motivação real para sair do Brasil, o consulado pode achar suspeito e pensar que você quer se tornar um imigrante ilegal. Portanto, o melhor momento é quando você tiver uma história convincente com motivos para ir ao exterior.

Recomendamos fortemente que não minta sobre suas intenções no país para tentar parecer mais convincente. O Consulado Americano realiza pesquisas extensas sobre cada caso, então você estará apenas aumentando suas chances de falhar.

Pessoas na fila de espera para o processo do visto americano

Como funciona a fila de espera para o visto americano?

As filas de espera para o visto americano podem ser muito demoradas. Inclusive, esse é o motivo de o processo ser mais lento. Às vezes, quando o solicitante vai agendar uma data para a sua entrevista, o próximo dia disponível é apenas depois de 5 meses ou mais.

Recentemente, essa espera atingiu recordes, com algumas pessoas tendo que aguardar um ano para poder ir ao CASV e ao Consulado Americano.

Embora as filas estejam mais curtas agora, você pode fazer algumas coisas para agilizar esse procedimento ainda mais. A primeira é ficar de olho na página de agendamento para ver se aparecem datas anteriores às que você escolheu. Nesse caso, é só realizar o reagendamento.

Você também pode verificar o tempo de espera em diferentes estados. Claro, isso aumenta os custos de viagem, porém, se estiver com pressa, pode ser uma boa estratégia. Muitas vezes, São Paulo acaba sendo mais rápido que Recife ou Porto Alegre, por exemplo.

A última opção é fazer o mesmo, mas vendo a fila de outros países. É possível realizar o procedimento em diversas nações sem muitas mudanças. Em alguns lugares, a espera é de apenas uma semana, sendo extremamente vantajoso.

Qual é o melhor momento para realizar a entrevista no Consulado Americano?

Os critérios de análise sempre são os mesmos, portanto, também não existe um melhor dia ou período específico para realizar a entrevista no consulado.

Ainda assim, podemos fazer algumas suposições. Os cônsules são pessoas e estão sujeitas a ficarem cansadas e estressadas. Assim, no começo do dia seria quando eles estão mais tranquilos.

Além disso, quanto mais vazio o lugar, maior a chance de o agente consular analisar seu caso com mais calma e atenção. Nesse caso, se você for mais cedo, também será melhor.

Se deseja obter mais outras dicas para o seu processo de visto, siga a Netvistos nas redes sociais e acompanhe todas as nossas novidades.

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?