Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Novo passaporte brasileiro começa a ser emitido – O que muda?

novo passaporte brasileiro

O novo modelo do passaporte brasileiro começa a ser emitido nesta terça-feira (3) pela Polícia Federal. Seu objetivo é trazer mais segurança ao portador e mudanças no design, retratando a nação com homenagens a todos os estados.

Quem solicitar o passaporte a partir de agora, receberá o documento com uma nova capa, destacando o Brasão da República, e a lateral estampada com o símbolo da bandeira. O documento também conta com imagens da fauna e da flora brasileira em suas páginas numeradas.

Fica claro desde o início que o objetivo da Casa da Moeda, da Polícia Federal e do Ministério das Relações Exteriores é tornar a imagem do Brasil mais aparente no design.

Foram feitas diversas inovações para aumentar a segurança do solicitante, como a capa do passaporte ser estilizada em relevo seco. O número de marcas d’água aumentou substancialmente, de 1 para 13. Agora o documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta.

A página do titular contém 3 fotos. Uma delas colorida, enquanto as outras são imagens “fantasma” do dono do passaporte. As duas estão em preto e branco e uma delas é formada pelos dados biométricos do cidadão.

Enquanto a emissão do novo documento já começou no Brasil, ela será realizada no exterior apenas a partir de 2024. A última atualização ocorreu em 2015, quando a validade do passaporte foi dobrada e um chip foi adicionado.

Se você possui o modelo anterior válido, não precisa solicitar um novo passaporte. A mudança será implementada aos poucos, conforme solicitações e renovações sejam feitas.

O valor para tirar o passaporte continua o mesmo, R$257,25, e R$334,42 para o documento emergencial. A validade também não muda, ainda sendo de 10 anos a partir da data de emissão.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?