Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

O visto americano vale por quanto tempo?

Dois amigos com bandeiras dos EUA aproveitando uma viagem com o visto americano

Planejar uma viagem para o exterior demanda tempo e muitas tarefas, como tirar o passaporte. Além disso, você precisa ver se seus documentos estão em dia, então é importante saber por quanto tempo o visto americano vale e se isso pode atrapalhar os seus planos. 

Continue lendo para entender tudo que precisa sobre a validade do documento e o tempo de permanência nos Estados Unidos.

Qual é a validade do visto americano?

Normalmente, o visto americano de turista (o mais comum) tem a validade de dez anos. Porém, o oficial de imigração pode conceder vistos válidos por menos tempo, dependendo do caso. 

Existem situações em que brasileiros conseguem o documento apenas para uma viagem específica. Para conferir, você precisa localizar o selo no seu passaporte e verificar a “Expiration date” (data de expiração).

A expiração marca a última data permitida para ir a um porto de entrada nos Estados Unidos. Ou seja, desde que o visto esteja válido na data de entrada no país, ele pode vencer durante a sua estadia. 

Mas é bom evitar essa situação, pois existem vantagens em renovar seu visto rapidamente que facilitam o processo.

A autorização acadêmica geralmente vale pelo tempo do curso escolhido. Portanto, se você realizar um intercâmbio de 3 anos nos EUA, seu documento estará disponível para uso por esse tempo.

O período é menor como uma forma de segurança. Nesse caso, não existe razão para a expiração ser em 10 anos, certo? Isso motivaria o uso incorreto da documentação, podendo aumentar a chance de o solicitante se tornar um imigrante ilegal.

O visto de trabalho segue uma lógica similar, mas a validade é ditada pelo contrato da empresa.

Qual é a diferença entre validade e tempo de permanência?

A validade do visto americano não indica quanto tempo você pode ficar no país. Mesmo que você tenha um documento que vale por 10 anos, não será possível ter uma estadia tão longa.

O tempo de permanência normal é de seis meses, muito menor que o período pelo qual a autorização de entrada é válida. Porém, você pode voltar aos EUA quantas vezes quiser, desde que não ultrapasse um semestre de estadia.

Como já foi mencionado, a imigração tem a “palavra final” nesses casos. Se te considerarem suspeito, você pode ter que ficar no país por menos meses ou até alguns dias.

É importante lembrar que é possível solicitar uma extensão de prazo. Se você sofrer um acidente ou tiver algum assunto sério que não foi resolvido, o seu tempo de permanência pode aumentar.

Geralmente, o visto de estudante e de trabalho seguem a mesma lógica mencionadas anteriormente. A estadia equivale ao período da atividade sendo realizada.

A autorização americana é uma das que garante a permanência de maior duração. Diversos países garantem apenas 90 ou 30 dias na nação.

Qual é o prazo para renovar o visto americano?

Como mencionamos, é recomendado renovar o visto antes da data de vencimento ou poucos meses depois dela.

Fazendo isso, o solicitante não vai precisar realizar a entrevista novamente, tornando todo o processo muito mais rápido.A espera do procedimento, que às vezes chega a ser de meses, pode ser de apenas alguns dias.

Ainda assim, o consulado pode querer te chamar para tirar algumas dúvidas. Caso você não tenha usado muito o seu visto americano ou realizado alguma atividade suspeita, por exemplo.

É possível renovar o documento sem uma entrevista se ele ainda estiver válido ou se tiver expirado há menos de 48 meses. Basta fazer um novo agendamento e entregar seus documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Antes o prazo era menor, mas aumentou na tentativa de diminuir o tempo de espera para conseguir a autorização.

Entretanto, se você tinha 14 anos ou menos quando solicitou a autorização pela primeira vez, a entrevista será obrigatória.

Além disso, você não pode ter tido o visto recusado em nenhum momento para receber essa vantagem. Se ele foi cancelado ou perdido, seu benefício também será negado.

Gostou de aprender mais sobre a validade do visto americano? Fale com a Netvistos no nosso site ou nas redes sociais se deseja tirar mais dúvidas ou aprender mais sobre o processo.

 

Fonte: 

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/vistos-de-nao-imigrantes/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?