Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

PF pode parar de emitir passaportes em setembro de 2024

Passaporte emitido pela PF em uma mesa.

Após uma série de cortes no orçamento da PF, a instituição pode parar de emitir passaportes em setembro deste ano. Além disso, existe um risco de uma paralisação completa, impedindo até investigações de alta complexidade.

As informações foram passadas para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, através de um relatório e, então, obtidas pela Coluna do Estadão.

Veja também: Preparando documentos para o passaporte da Polícia Federal

Atividades como a segurança de autoridades já podem ser suspensas em maio pela falta de recursos para diárias e passagens.

A suplementação orçamentária necessária para que a Polícia Federal continue a realizar todos os seus serviços é de R$527 milhões. A corporação informa que essa quantidade deve ser recebida até dezembro. Porém, essa cifra é impensável no momento.

Visando minimizar os impactos, o Ministério da Justiça está em negociações com o Ministério do Planejamento para recompor parte do orçamento previsto. O Palácio do Planalto ainda não comentou a questão.

Assim, é possível que a PF consiga continuar a realizar serviços básicos, como emitir passaportes e registrar imigrantes.

Por causa disso, nos bastidores, diversos policiais reclamam da situação atual e afirmam que a relação com o Palácio do Planalto nunca esteve em pior momento.

Caso a paralisação realmente aconteça, não temos previsão de quanto tempo ela deve durar, nem das ações planejadas para a retomada de atividades.

 

Fonte:

https://www.estadao.com.br/politica/coluna-do-estadao/pf-diz-a-lewandowski-que-emissao-de-passaportes-e-investigacoes-param-em-setembro/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?