Quando falamos de uma viagem aos Estados Unidos, é normal que a família queira ir junta. Mas, para isso, além dos documentos normais, precisamos descobrir como tirar o visto americano para menores de 14 anos.
Não esquente a cabeça, você vai entender tudo que precisa com o nosso guia e o processo vai parecer moleza.
Continue acompanhando este artigo para aprender sobre a solicitação do visto, a entrevista, a validade do documento e mais.
Como solicitar o visto americano para menores de 14 anos
O processo de solicitação do visto americano de crianças tem suas peculiaridades, mas não é tão diferente do documento para adultos. Ou seja, se você tem experiência com o último, isso será ainda mais simples.
Na primeira etapa, você deve responder o formulário DS-160. Ele contém uma série de perguntas sobre o solicitante e sua vida. Você terá que preencher informações sobre sua família, seu passaporte, quem viajará com você e mais.
Entretanto, o questionário é um pouco mais simples para menores de 14 anos. Visto que não precisam compartilhar dados sobre empregos, filhos e cônjuges.
Depois, você deverá realizar o agendamento. Neste passo você pagará a taxa do seu documento, preencherá mais informações pessoais e escolherá as datas de ida ao Consulado e/ou CASV.
Mas atente-se! A seguinte pergunta presente nesta etapa ditará o resto do seu processo: “Ao menos um dos pais de (seu nome) possui um visto americano válido”.
Se a resposta for positiva, então você deverá comparecer apenas ao CASV. Ou seja, está isento de entrevista.
Nesse caso, o processo da criança será ainda mais rápido. O comparecimento no órgão será apenas para levar os documentos necessários.
O menor não precisa ir, ele pode ser representado por uma foto. Tirá-la no local também é uma opção, mas não recomendamos. Se a criança estiver muito agitada, por exemplo, e atrapalhar o processo, vocês terão que voltar outro dia.
Essa fotografia precisa atender alguns requisitos, como ter 5 x 5 cm, ser dos últimos seis meses e apresentar o solicitante sem o uso de acessórios.
Na maioria das vezes, um dos pais que vai representar o filho, mas isso não é obrigatório. Algum parente ou uma agência de consultoria, como a Netvistos, pode fazê-lo.
Realizando o processo dessa forma, ele provavelmente garantirá a aprovação do documento.
Como é a entrevista do visto americano para menores de 14 anos?
Vamos voltar à questão apresentada na fase de agendamento. Caso nenhum dos pais do solicitante tenha o visto válido, a entrevista será necessária.
Portanto, na sua conta, você deverá agendar a ida ao CASV, que será como foi explicada no tópico anterior, e ao consulado americano.
Ainda assim, sua criança não terá que se preparar ou se preocupar com nada, pois não será ela que participará dessa etapa.
A conversa com o agente consular é com um dos ou os dois responsáveis. Os pais terão que responder sobre suas situações atuais, o motivo da viagem e mais.
Uma pergunta comum é como os pais vão cuidar da segurança e saúde da criança no exterior. Mesmo que a entrevista seja com um adulto, os agentes consulares vão te questionar sobre o solicitante mais novo também.
Qual é a validade do visto americano de menores de 14 anos?
Agora que você teve seu visto aprovado, precisa se preocupar com quanto tempo poderá usá-lo. Assim como a de adultos, o documento para menores de 14 anos tem a validade de 10 anos.
Esse é o período máximo mais comum de os solicitantes receberem. Entretanto, é importante notar que o tempo de permanência nos EUA é uma questão diferente.
Ele é decidido na imigração e é de, no máximo, 6 meses. Mas você pode receber um período menor em casos específicos.
Se você for realizar uma viagem de 20 dias, por exemplo, os agentes podem escolher te permitir ficar no país apenas por um mês.
Isso geralmente acontece se você tem um histórico de violações na imigração, não demonstra capacidade de se manter financeiramente na viagem, etc.
De qualquer modo, você apenas descobrirá seu tempo de estadia quando for realizar a viagem. Na entrega do visto, você apenas saberá sua validade.
Menores de 14 anos podem viajar sozinhos com o visto americano?
Viajar sozinho é uma aventura e uma ótima experiência para qualquer pessoa. Mas a partir de qual idade podemos fazer esse tipo de viagem ao exterior?
Menores de 14 anos podem viajar sem os pais com o visto americano, mas devem seguir algumas instruções.
É necessário ter uma carta de autorização para viagens internacionais sempre que a criança viajar sem ambos os pais. Mesmo que esteja acompanhado por um irmão ou outro parente adulto, é recomendado levar o documento.
Agora vamos te ensinar a escrever a autorização. Segundo a embaixada americana, ela deve apresentar as seguintes informações:
- Nome e data de nascimento da criança;
- Nome(s) do(s) adulto(s) responsável(eis) legalmente;
- Informações de contato do(s) adulto(s) responsável(eis) legalmente;
- Nome do(s) adulto(s) acompanhando a criança (se tiver) e sua relação;
- Propósito da viagem;
- Datas da viagem;
- Locais da viagem;
Caso a criança só tenha um dos pais (adoção sem parceiro, guarda única, etc.), também é recomendado apresentar documento que prove isso.
O documento só é necessário na hora da viagem internacional. Então, menores de idade não precisam da carta de autorização para tirar o visto.
Essas são as informações mais importantes para aqueles que desejam obter a permissão de entrada nos EUA para seus filhos. Assim, você não terá surpresas no procedimento.
Quer facilitar seu processo mais ainda? Fale com a Netvistos e deixe que a gente resolva toda a burocracia!
Fonte: