Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Tudo sobre o visto de estudante para a Austrália em 2024: Requisitos e procedimentos

A casa da Ópera de Sydney, na Austrália, durante o dia.

O visto de estudante para a Austrália é a porta de entrada para quem busca conhecer um lugar completamente novo e aprender inglês enquanto faz isso.

Esse é um grande motivo para o interesse dos brasileiros. Porém, além disso, você pode encontrar ainda mais. A culinária é deliciosa, as cidades são incríveis e o país é muito diverso.

Temos infinitos motivos para visitá-lo. Por isso, neste texto, vamos trazer tudo que precisa saber para a autorização de estudos na Austrália e como fazer a solicitação.

Por que preciso do visto de estudante para a Austrália?

O visto é um documento extremamente importante para entrar na maioria dos países. Cada um é usado para uma necessidade específica e conta com um processo de solicitação diferente.

Se quiser apenas visitar a Austrália por alguns meses, o documento de turista será o bastante.

Inclusive, você pode usá-lo para cursos de até 12 semanas. É uma grande vantagem para quem deseja ter uma breve experiência acadêmica enquanto viaja.

Entretanto, se deseja fazer um intercâmbio maior, o visto de estudante para a Austrália será um requisito.

A validade dele corresponde ao tempo do seu curso. Portanto, não será necessário fazer uma nova solicitação ou algo do tipo antes da conclusão de seus estudos. 

Essa autorização também permite que você trabalhe até 20 horas semanais. Isso deixará sua experiência ainda mais rica, principalmente se seu objetivo é melhorar o inglês.

Não podemos esquecer que essa é uma ótima estratégia para quem deseja recuperar rapidamente o dinheiro. Afinal, intercâmbios podem ser bem caros.

Quando o curso não estiver em andamento, não existe limite para esse tempo. Ou seja, você poderá trabalhar livremente, ganhando ainda mais dinheiro.

Se você ultrapassar as 20 horas semanais (quando não for permitido), pode ter que pagar uma multa ou até mesmo perder o visto de estudos. Seguir as regras do documento australiano é extremamente importante e uma das chaves para ter uma viagem tranquila.

Garota sorridente com passagem aérea e passaporte com visto de estudante para a Austrália.

Como solicitar o visto de estudante para a Austrália?

Agora que sabemos mais sobre o visto de estudante para a Austrália, vamos ver como ter um processo de solicitação de sucesso.

O primeiro passo é ser aceito em uma instituição de ensino do país. Sua carta de matrícula é um dos documentos necessários para o procedimento.

Depois, você deve seguir para a solicitação, que é feita completamente online no site Home Affairs. Isso inclui a comunicação e o recebimento do seu visto. Para quem não mora perto de um consulado, fazer o requerimento em casa é uma grande vantagem.

Você deve preencher um Formulário 157A, o qual conta com diversas perguntas pessoais e sobre sua viagem. Posteriormente, ele precisa ser assinado.

Caso um terceiro, como uma agência de viagem, faça essa etapa por você, o Formulário 956A será utilizado.

Também será necessário escrever uma carta de intenções. Ela é usada para esclarecer seu motivo de viagem e convencer o consulado que você realmente vai à Austrália para estudar.

Essa mensagem é, basicamente, uma substituta para a entrevista. Ela é o ponto central para a análise do seu visto.

Escreva com clareza e sinceridade, mostrando sua razão para o intercâmbio e por que devem confiar em você.

Agora, vamos ver todos os documentos necessários para o seu processo:

  • Cópia do passaporte válido;
  • Carta de matrícula (COE – Confirmation of Enrolment);
  • Formulário 157A ou 956A;
  • Cópia colorida do RG;
  • Carta de intenção;
  • Seguro de saúde obrigatório;
  • Cópia autenticada do histórico escolar;
  • Foto recente;
  • Comprovante de renda.

Também é preciso pagar a taxa do visto de estudante para a Austrália. Seu preço é 710 dólares australianos.

Documentos adicionais para solicitantes menores de 18 anos

O solicitante menor de idade também deve atender alguns requisitos específicos. Isso é válido para pessoas de 6 a 18 anos. Não é possível pedir o visto acadêmico se for mais novo.

Nesse caso, você deverá preencher o Formulário 1229. Ele precisa ser assinado por ambos os pais.

Você também precisará da cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • Autorização de viagem ao exterior;
  • Certidão de nascimento do solicitante;
  • Identidade de cada um dos pais e/ou responsáveis legais.

Por último, uma carta de welfare (bem-estar). Ela comprova que o requerente menor de idade tem acomodação e suporte apropriados.

Precisa de ajuda para a carta de intenções ou outra etapa do processo? Fale com a Netvistos para aumentar as suas chances e ter o visto de estudante para a Austrália o mais rápido possível.

 

Fonte:

https://brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/estudante.html#:~:text=Como%20requerer%20o%20visto,pagamento%20da%20taxa%20de%20visto.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?