Como muitos cidadãos da Itália vieram ao Brasil entre os séculos 19 e 20, é comum encontrar brasileiros com essa descendência. Mas quais são as vantagens de ter a cidadania italiana?
O processo é caro, podendo chegar a custar mais de 30 mil reais, e demorado. Portanto, é importante conhecer seus benefícios antes.
Alguns, como poder morar na Europa, não escapam da nossa cabeça. Porém, outros, como poder participar de concursos públicos e mais oportunidades, são esquecidas.
Por isso, vamos apresentar as 9 maiores vantagens da cidadania italiana. Continue lendo este artigo se quiser facilitar a sua decisão.
Quais são as maiores vantagens de ter a cidadania italiana?
Como mencionado, ser um cidadão italiano tem vários benefícios. Se quiser entender mais sobre o assunto e descobrir alguns prós que talvez não conhecesse, está no lugar certo!
1. Qualidade de vida
Vamos começar com o mais óbvio. A maior parte dos solicitantes deseja viver na Europa, seja para buscar novas oportunidades, aventuras ou até mais calmaria.
Não é difícil achar razões para morar na Itália. O país tem alto índice de desenvolvimento humano, boa economia, bom custo de vida, ótima educação e é lindo.
A expectativa de vida na Itália é de 82,6 anos, em média. Enquanto isso, aqui no Brasil esse número equivale a 75,5. É uma bela melhoria não é mesmo? Poucas coisas são melhores que ter mais tempo para nos divertir e aproveitar com quem amamos.
2. Estudar nas melhores escolas da Europa
A Europa conta com uma das melhores educações do mundo, seja pública ou privada. É comum ver inúmeras pesquisas e inovações acontecendo no continente e é tudo graças a isso.
Veja também: Como obter o visto para a Bulgária – Dicas e orientações essenciais
Você encontrará instituições renomadas e com ênfase no pensamento crítico, assim criando uma experiência educacional ainda mais efetiva.
E não podemos nos esquecer que você pode estudar com facilidade em diversos países europeus, como Alemanha, Finlândia e Suíça. As vantagens de ter a cidadania italiana se estendem pelo continente inteiro.
Assim, o estudante pode ter contato com diversas culturas diferentes. Muitas escolas e faculdades se aproveitam dessa multiculturalidade para trazer um ensino único.
3. Passaporte europeu
Cidadãos da Itália têm direito ao passaporte italiano, um dos melhores do mundo.
Ele garante a entrada em mais de 180 países sem precisar de visto. Alguns deles são destinos dos sonhos de muitas pessoas, como Estados Unidos, Canadá e Japão.
Ele amplia seus horizontes, permitindo ainda mais contato com todas as culturas presentes na União Europeia e em outros lugares.
4. A tão sonhada viagem para os EUA
Muitos brasileiros sonham em viajar para os Estados Unidos. Brincar na Disney, ver a estátua da liberdade, passear pelas ruas de Nova York, etc.
Com o Visa Waiver Program, o passaporte italiano permite que você entre nos EUA com muita facilidade e sem a necessidade de um visto.
Você só precisa fazer o ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem). Ele é barato e completamente online, tornando seu processo rápido e simples.
Assim, você poderá ficar nos Estados Unidos por até 90 dias. E não há limite de entradas. Ou seja, quando esse período acabar, você pode voltar para os EUA em pouco tempo.
5. Direito de voto na Itália
Ter o direito de voto na Itália oferece uma oportunidade única de participar e fazer a diferença.
Você contribuirá para decisões que impactam diretamente sua comunidade e seu futuro no país. Suas escolhas serão importantes para trazer mais perspectivas e diversidade.
É o melhor jeito de se envolver na vida social e política da Itália, garantindo que sua voz seja ouvida e respeitada dentro do sistema.
Mesmo que tenha um visto de trabalho ou residência, isso não é possível. É uma exclusiva vantagem da cidadania italiana.
6. Facilita a busca de empregos
Por abrir as portas para circular livremente pelo continente, você poderá buscar empregos em um vasto mercado.
Claro, mesmo sem o passaporte, você pode trabalhar na Europa. Então como isso é uma das vantagens da cidadania italiana? Ela garante uma busca menos burocrática e com mais oportunidades.
Se você não é um cidadão da Itália, por exemplo, não é possível participar de concursos públicos. Empregos que proporcionam grande estabilidade e um ótimo salário.
7. Passar para seus filhos
A sua cidadania italiana servirá como um presente para seus filhos e netos. Ela será uma herança familiar.
Todos os benefícios que você está vendo aqui serão facilmente acessados por eles, garantindo uma vida cheia de oportunidades desde sempre.
Poderão ter a melhor educação de todas já quando crianças, o que ajudará na busca por trabalho e a realizar muitos de seus sonhos.
8. Transitar pela Europa
Como vimos, o passaporte italiano garante a visita a diversos países com facilidade. E isso vale especialmente para os territórios europeus.
Você não precisa realizar nenhum tipo de entrevista na imigração, nem apresentar documentos adicionais. Apenas o passaporte é o bastante.
Mas a melhor parte é que não existe tempo máximo de permanência. Enquanto você pode ficar apenas 90 dias nos EUA, os países europeus dão uma liberdade ainda maior.
9. Aposentadoria italiana
Ao conseguir a cidadania italiana, você também tem direito à aposentadoria no país. É um ótimo benefício para quem deseja viver lá.
É possível se aposentar aos 62 anos desde que tenha trabalhado por, pelo menos, 20.
Para melhorar, você pode usar o tempo trabalhado no Brasil. Ou seja, se foi empregado no nosso país por 15 anos, só precisa contribuir mais 5 na Itália.
Os beneficiários também têm acesso a um sistema de saúde público de alta qualidade e a oportunidade de receber a aposentadoria residindo em qualquer país da União Europeia.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos interessados em visitar o país ou obter a cidadania italiana.