Logo

Por favor, atribua um menu para 'Menu do Celular para AMP' em Aparência > Menus.

Como funciona visto americano de turista para visitar namorado(a) nos EUA?

Casal com visto americano e bandeira dos Estados Unidos celebrado

O visto americano para visitar namorado(a) nos EUA é considerado como de turista, não sendo necessariamente de uma categoria exclusiva. Ainda assim, seu processo possui algumas especificidades.

Por isso, mesmo que essa seja uma motivação comum de viagem, é necessário tomar alguns cuidados.

É importante destacar que estamos falando, principalmente, de quem visita pessoas que são cidadãos americanos. Esse caso é um pouco mais complicado do que visitar um indivíduo que também está como turista ou não-imigrante nos EUA.

Este texto discute as especificidades desse tipo de autorização e como aumentar suas chances de sucesso no procedimento. Continue lendo se deseja saber mais.

Cuidados ao solicitar visto americano para visitar namorado(a) nos EUA

Como é um visto de turista, o solicitante precisa se atentar a duas coisas: seus vínculos e sua história de viagem.

Este último se refere à motivação de viajar para os Estados Unidos. Você precisa explicar que vai visitar seu namorado(a)/noivo(a), o que planeja fazer lá, etc.

Os vínculos são os aspectos da sua vida que te “prendem” no Brasil. Eles são importantes para indicar que você não planeja se tornar um imigrante ilegal nos EUA.

Eles podem ser diversas coisas: família, emprego, bens, faculdade, etc. Por exemplo, uma pessoa que tem um filho pequeno dificilmente abandonaria a criança no Brasil, certo? É isso que o agente consular pensará para aprovar ou recusar o seu pedido.

O consulado americano, geralmente, tem um pé atrás com esse tipo de processo. Muitas pessoas com a motivação de visitar namorado nos EUA aproveitam para ficar ilegalmente no país e se regularizar lá.

É por isso que uma história de viagem convincente e aspectos que te vinculam ao seu país são muito necessários.

Além disso, destacamos que namorados e cônjuges são analisados de forma similar. Mesmo que um seja mais “sério” que o outro, ambos podem implicar na regularização do não-imigrante por casamento.

Casal viajando sem passaporte e olhando mapa

Como funciona o visto americano para noivo(a)?

Diferentemente do caso anterior, existe um visto americano específico para quem deseja casar com um cidadão americano.

Esse é o visto K-1, destinado para noivos e noivas que vão se casar e se tornar residentes permanentes legais nos Estados Unidos. 

Ele também possui suas regras específicas. As mais importantes são que o casal deve estar livre para casar e que eles tenham se encontrado pessoalmente nos últimos dois anos.

Mesmo tendo algumas diferenças do processo para não-imigrante, como a necessidade de solicitar uma petição I-129F antes de iniciar o procedimento, ele ainda é similar com o que a maioria dos solicitantes estão acostumados.

Também é possível solicitar o visto K-2, destinado aos filhos(as) menores de 21 anos de quem está tirando o K-1. 

Como solicitar o visto americano de turista para visitar namorado(a)

Agora que sabemos mais sobre o processo, vamos ver como realizar a solicitação do visto americano de turista.

A primeira etapa é preencher o formulário DS-160. Atente-se, pois, todas as informações são de extrema importância para o seu procedimento. Um único erro pode fazer com que sua autorização seja recusada.

Em seguida, você deve criar a sua conta no consulado. Você deverá selecionar o visto desejado e responder mais algumas questões para, então, pagar a taxa consular.

Assim que o pagamento for identificado, será a hora de agendar sua ida ao CASV e ao Consulado Americano. Você pode selecionar o local, dia e horário adequado a sua situação. 

Caso deseje, é possível marcar a ida aos dois compromissos no mesmo dia para economizar tempo e dinheiro.

Depois disso, você deve reunir os documentos obrigatórios, como a confirmação do pagamento, o DS-160 e mais.

A última etapa é a entrevista para o visto americano. Já comentamos um pouco sobre ela, mas ainda há mais maneiras de facilitar esse procedimento. Depois disso, é só esperar pela aprovação do seu documento.

Antes mesmo que perceba, você vai pegar o primeiro avião para os Estados Unidos para visitar seu namorado(a).

Quer aumentar sua chance de sucesso? Fale com a Netvistos, uma assessoria especializada no visto americano. Nossos consultores estão sempre prontos para ajudar com qualquer etapa do seu processo!

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/