Logo

Por favor, atribua um menu para 'Menu do Celular para AMP' em Aparência > Menus.

Brasileiro filho de cidadão americano pode solicitar o visto americano de turista?

Passaporte de filho de cidadão americano com vários carimbos

Se você é filho de cidadão americano, o mais natural seria tirar sua cidadania também, certo? Mas, então, isso significa que não é possível solicitar o visto americano nesse caso?

Por sorte, não é bem assim. Entretanto, você pode ter algumas complicações no processo do consulado.

Se você quer dicas para obter o seu visto ou decidir se vai mesmo solicitá-lo, continue lendo este artigo! A Netvistos é uma consultoria especializada no assunto e está sempre pronta para te ajudar.

Como é o processo de solicitação de visto americano para filho de cidadão americano?

Mesmo sendo filho de cidadão dos Estados Unidos, você pode pedir o visto americano. Além disso, o seu procedimento será exatamente igual ao dos outros solicitantes.

Entretanto, não será tão simples. Como você pode ter a cidadania, o agente consular vai querer saber o motivo de você estar solicitando a autorização de viagem.

Conseguir o status de cidadão americano pode demorar aqui no Brasil. Portanto, muitos cônsules pensam que você está tirando o visto para fazer essa solicitação nos EUA, onde é mais rápido.

E, realmente, muitas pessoas que têm essa oportunidade, tentam tirar a autorização para se regularizar enquanto estão nos Estados Unidos. Por isso, esse é o motivo mais comum de recusa para filhos de cidadão americano.

É bom ressaltar que isso é válido para qualquer categoria do visto americano, mas principalmente para o de turista. 

Ao tirar o de estudos, por exemplo, você terá os documentos da escola ou faculdade na qual quer entrar, tornando o procedimento menos suspeito. O mesmo acontece no caso de trabalho, pois você terá o contrato e outros papéis.

Quando está solicitando a autorização para turismo, a sua história de viagem é o mais importante. Ela define seus objetivos no país em que viajará, quanto tempo pensa em ficar, etc.

Não existe uma documentação que comprove que você não vai tentar solicitar sua cidadania americana enquanto viaja. Portanto, o seu sucesso depende muito da sua conversa com o agente consular.

E, é claro, alguns cônsules se incomodam menos com essas questões do que outros. Então também existe um fator de sorte nessa etapa.

visto americano em processo administrativo o que isso significa 2

Dicas para a sua entrevista sendo filho de cidadão americano

A entrevista do visto americano é uma das partes mais estressantes do processo, tirando o sono de muitos solicitantes. Mas ela pode ser muito mais simples do que você imagina.

Ela, normalmente, não passa de 3 ou 4 minutos, então, é bem rápida. Nesse tempo, você responde algumas questões sobre você e a sua viagem.

Como falamos, a sua maior aliada nessa hora é a sua história de viagem. Você deve responder as perguntas com objetividade enquanto explica os seus motivos para viajar confiantemente.

É extremamente importante que você deixe claro as suas razões para voltar ao Brasil e para não querer morar nos EUA. Também pode ser muito útil deixar explícito que não quer tirar a cidadania americana e o porquê disso.

Um conselho que você precisa seguir é não mentir na entrevista. O consulado realiza uma pesquisa extensa sobre todos os solicitantes, portanto existe uma grande chance de saberem se está mentindo ou não.

Além disso, mentir suja seu nome e atrapalha solicitações futuras. Todos os cônsules têm acesso ao motivo do seu visto ter sido recusado, portanto, eles suspeitarão mais ainda de tudo que falar.

Responder com clareza e ser sincero e educado enquanto explica sua história te ajudará muito mais que qualquer mentira. Também recomendamos não atrasar e levar documentos originais, se possível.

Você ou algum amigo está passando por uma situação parecida? Compartilhe este texto para ajudar mais pessoas e aumentar suas chances de conseguir o tão sonhado visto americano!

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/