Existem muitos vistos para trabalho, desde empregos temporários até documentos destinados a comerciantes e investidores. Você é um profissional de jornalismo e comunicação que sonha em trabalhar nos Estados Unidos? Então o visto de mídia (I) é o ideal para você.
Se você quer aprender a abrir as portas para uma carreira internacional e uma jornada cheia de novos rumos e oportunidades, então está no lugar certo.
Aqui você vai descobrir os requisitos para se candidatar ao visto de mídia e o passo a passo para poder tirar o documento.
Quais são os requisitos para tirar o visto de mídia?
O visto de mídia, reconhecido pela letra I, é usado por representantes da mídia estrangeira indo aos EUA a trabalho.
Você deve ser um profissional realizando atividades em uma organização ou empresa que tenha o escritório principal no país estrangeiro. Exemplos muito comuns são a cobertura de eventos esportivos, como a Copa do Mundo, e de festivais de cinema.
Hoje em dia, com sites como Omelete e Jovem Nerd, é muito normal ver jornalistas indo aos Estados Unidos entrevistar estrelas de cinema. Mas não podemos deixar isso nos confundir e pensar que são os únicos casos para o uso desse documento.
Você pode ter motivações variadas e deve atender a um dos 6 seguintes requisitos para tirar o visto de mídia:
- Ser um funcionário de mídia de informação estrangeira ou de empresa de produção independente participando de uma filmagem. Ela deve ser de documentário ou notícia;
- Ser um membro da mídia estrangeira trabalhando na produção de um filme, mas apenas se o material for usado para divulgar informações ou notícias. Nesse caso, a fonte primária de investimento deve estar fora dos EUA;
- Ser um jornalista sob um contrato com credencial emitida por uma organização jornalística de outro país e estar trabalhando em um produto que não tem entretenimento ou propagando como funções principais;
- Ser um jornalista estrangeiro indo aos Estados Unidos para relatar eventos dos EUA apenas para um público estrangeiro;
- Ser um representante creditado de bureau de turista gerido, parcial ou completamente, por um governo estrangeiro, tendo como ação primária divulgar informações sobre aquele país;
- Ser funcionário de uma organização, a qual divulga informações técnicas industriais, e está indo trabalhar num escritório norte-americano da mesma.
Se você não se encaixar nesses casos, então o visto de mídia não é para você. Tem uma infinidade de outros vistos, alguns mais focados em turismo e outros em formas de trabalho.
Você também pode conversar com agências de consultoria para entender mais as suas necessidades e como atendê-las.
Como tirar o visto de mídia?
Se você chegou à conclusão que o visto de mídia é o certo para o seu caso, então chegou a hora de aprender como obtê-lo. Primeiramente, é importante considerar o preço dele, pois todo solicitante deve pagar uma taxa antes.
Se o valor não for um problema, então podemos ver o passo a passo para tirar seu visto:
- Preencher o formulário DS-160;
- Pagar a taxa do visto de mídia (US$185);
- Agendar a ida ao CASV e ao consulado;
- Realizar a entrevista no consulado;
- Receber ou retirar seu visto para tripulante pessoalmente.
Além dos documentos mais comuns, como identidade e a confirmação do pagamento da taxa, o visto de mídia exige outros dois. Na entrevista, você também precisa levar uma comprovação de emprego e, se for o caso, a sua identificação oficial de imprensa.
Essa documentação vai provar seus motivos para ir aos Estados Unidos e facilitar o processo.
Ainda assim, o seu visto pode ser negado por algum outro motivo. A maioria das solicitações feitas no Brasil são aprovadas, mas, se estiver com dúvidas, a Netvistos está aqui para ajudar.
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