Logo

Por favor, atribua um menu para 'Menu do Celular para AMP' em Aparência > Menus.

Visto de turista para a Austrália: Como solicitar em 2024?

Casa da Ópera de Sydney, na Austrália.

O visto de turista para a Austrália é muito desejado por brasileiros, pois o país apresenta uma grande beleza e diversidade natural, cidadãos receptivos e ótima qualidade de vida. Se você deseja entrar em contato com uma cultura vibrante e acolhedora, esse é o lugar perfeito.

Porém, antes é importante aprender a forma correta de solicitá-lo para aumentar suas chances no processo. Muitas pessoas têm suas autorizações de entrada negadas por não conhecerem tanto o procedimento, então vamos te ajudar a evitar isso.

No geral, solicitar o visto australiano não é complicado e pode ser feito completamente online. Caso deseje aprender mais, continue lendo este artigo!

Para que serve o visto de turista para a Austrália?

Essa modalidade de visto é destinada para aqueles que desejam apenas visitar o território australiano, participar de eventos, encontrar amigos, etc.

Portanto, você não pode trabalhar ou estudar com ele. Qualquer tipo de atividade remunerada, mesmo que seja participar de uma competição, é proibida.

Também é importante lembrar que ele tem um prazo de validade de, normalmente, 1 ano. Ele permite uma permanência temporária de 30 a 90 dias. Sua duração depende do motivo da viagem, os documentos entregues ao consulado e outros fatores.

Caso necessário, é possível pedir que a sua estadia seja estendida. Entretanto, isso deve ser feito antes do vencimento da autorização.

Após esse período, não é possível renovar o seu documento. Infelizmente, a renovação é exclusiva para quem tem o visto de trabalho ou estudo. Turistas precisam voltar ao Brasil e realizar uma nova solicitação.

Além do tipo padrão, também existe um visto de turista para a Austrália para parentes de residentes. Essa categoria visa facilitar a viagem de quem deseja visitar familiares como filhos, irmãos e cônjuges.

Portanto, se você se enquadra nessa situação, é muito mais vantajoso solicitar esse tipo, mesmo que os objetivos dos dois sejam similares. Por isso é importante conhecer o procedimento bem para aumentar suas chances de sucesso.

Página oficial para renovar ou solicitar visto de turista para a Austrália

Como solicitar o visto de turista para a Austrália?

O primeiro passo é organizar a documentação. É recomendado fazer isso com antecedência, pois, se não tiver algum documento, você pode solicitá-lo a tempo.

A seguir é necessário preencher o formulário de solicitação do visto para a Austrália. Ele conta com questões a respeito do solicitante, seus documentos e seu objetivo de viagem.

Responda as perguntas com muito cuidado e não esqueça de revisar suas respostas depois. Qualquer erro nessa etapa pode significar que sua autorização será negada ao fim do procedimento.

Depois chega a hora de pagar a taxa consular. Atualmente, o custo do visto australiano para turistas é AUD 192,66 e ele pode ser pago com cartão de crédito. Entretanto, ele pode mudar sem aviso prévio.

Infelizmente a taxa não é reembolsável. Portanto, se seu documento for negado ou você desistir do processo, você não terá seu dinheiro de volta.

A última etapa é acompanhar o status da sua autorização online. Isso torna essa fase muito mais fácil e tranquila para a maioria dos solicitantes. Recomendamos ficar atento a futuras comunicações, pois os agentes consulares podem querer esclarecer alguma informação ou exigir o envio de algum documento adicional.

A solicitação desse visto não conta com entrevistas, o que é muito vantajoso. Diversos visitantes ficam nervosos nessa etapa em outros processos e acabam se sabotando sem querer.

Quais são os documentos obrigatórios para solicitar o visto australiano?

A Embaixada Australiana pede por uma série de documentos obrigatórios para comprovar a sua situação e garantir que você não deseja se tornar um imigrante ilegal no país. Análise os seguintes itens com cuidado para ter uma solicitação tranquila:

  • Passaporte válido (pelo menos pelos próximos 6 meses);
  • Formulário de solicitação do visto preenchido;
  • Cópia do itinerário ou reserva de passagens;
  • Comprovantes de disponibilidade financeira (contracheques, extratos bancários, declaração de imposto de renda, etc.);
  • Carta convite de um familiar ou amigo na Austrália (se houver).

Odeia lidar com a burocracia desse tipo de procedimento? Fale com a Netvistos para obter o seu visto o mais rápido possível sem nenhuma dor de cabeça.

 

Fonte:

https://brazil.embassy.gov.au/brasportuguese/visiting_australia.html