Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá em 4 passos?

Mulher sorridente visitando o Canadá no inverno.

Você pode não saber, mas existe um jeito mais fácil de entrar no Canadá do que tirando o visto. Solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)!

Esse documento é muito mais simples, ágil e barato, oferecendo grandes vantagens para os solicitantes. Além disso, a inovação tem como objetivo reforçar a segurança nas fronteiras.

Ninguém gosta de lidar com burocracia e é exatamente isso que essa autorização visa eliminar do processo. Entretanto, ela ainda conta com algumas regras.

Continue lendo este artigo para saber se você é elegível, como realizar a solicitação e mais.

Quem pode solicitar a eTA canadense?

A eTA facilita a viagem ao território canadense, mas ela não é reservada a qualquer solicitante. É preciso se enquadrar em algumas regras.

Você só poderá solicitar a autorização eletrônica caso seja um cidadão brasileiro que tirou o visto canadense nos últimos dez anos ou possua um visto americano válido. Este último documento pode ser de qualquer categoria.

Se você se encaixa nessa situação, será necessário obter o visto de turismo para o Canadá. É importante notar que o processo é diferente e requer mais tempo e preparo.

Além disso, esse benefício apenas contempla turistas. Ou seja, se você deseja trabalhar ou realizar um intercâmbio, deverá fazer a solicitação comum.

Por último, a eTA só pode ser utilizado se o solicitante entrar no país por via aérea. Então é importante lembrar disso na hora de partir para sua viagem.

Página inicial da solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá.

Como solicitar a eTA para o Canadá?

Se você se enquadra em todos os requisitos mencionados, chegou a hora de solicitar a sua eTA. Vamos olhar com cuidado os 4 passos mais importantes do processo.

Acessar o site do governo

O primeiro passo é clicar no seguinte link para acessar o site de solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem. Se desejar, é possível alterar o idioma para o português.

Ele  também conta com diversas informações e lembretes sobre o documento. Portanto, você também pode tirar algumas dúvidas lá.

Para prosseguir, basta clicar em “Solicitar uma AEV” (“Apply for an eTA”, em inglês) no fim da página.

Responder questões sobre sua eTA e ver dados do passaporte

A próxima tela vai te mostrar uma imagem de onde estarão localizados os dados do seu passaporte. Mais tarde, eles deverão ser informados com cuidado.

Nesta etapa, você também deverá selecionar de onde é o passaporte sendo utilizado para a solicitação e o motivo de estar solicitando a autorização de entrada para o Canadá. Assim que responder isso, poderá prosseguir novamente.

Infelizmente, a partir desta página, o idioma será o inglês. Ainda assim, é possível utilizar os guias de ajuda em outros idiomas se precisar.

Para seguir à próxima fase, clique em “Continue to the eTA application form” (“Continue para o formulário de solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem”, em tradução livre para o português).

Responder às perguntas iniciais e preencher o formulário

Agora você deverá responder se está solicitando a autorização para si ou para outra pessoa. Caso esteja pedindo para outro indivíduo, que é uma criança, será necessário preencher um formulário adicional.

Na página seguinte, você será direcionado a uma série de questões. Elas dizem respeito ao seu passaporte, o visto americano, a autorização canadense, como vai viajar ao Canadá e mais.

Após isso, você ainda deverá responder outra série de questões. Dessa vez, elas serão mais pessoais e relacionadas a sua saúde, profissão, etc.

Pagar a taxa da eTA

Por último, você só vai precisar pagar a taxa do documento. O valor a ser pago é de 7 dólares canadenses.

Ao clicar em “Transmit and pay” (“transmitir e pagar”, em tradução livre), você poderá escolher o método de pagamento.

Parabéns! Você finalizou o processo de solicitação da eTA. Agora é só esperar a análise dos seus dados e a resposta no seu e-mail (que não vai demorar para chegar).

Bandeira do Canadá balançando com o vento.

Qual é a validade da eTA?

A Autorização Eletrônica de Viagem é válida por 5 anos ou até o passaporte vencer, o que vier primeiro. Se desejar solicitá-la novamente, o processo será exatamente o mesmo.

Ela garante múltiplas entradas e um período de permanência de até 6 meses no país. Tempo o bastante para aproveitar um ótimo passeio, não é mesmo?

Se quiser ajuda no procedimento e torná-lo ainda mais rápido, fale com a Netvistos! Nossa equipe de consultoria especializada está ao seu dispor.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?