Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como consultar o status do visto americano em 2024?

Pessoa segurando passaporte com passagens para os EUA e visto americano

Já foi ao consulado, mas não sabe consultar o status do visto americano? Não se preocupe, esse procedimento é mais simples do que parece e pode ser feito rapidamente.

É recomendado ficar de olho no andamento do seu processo para saber quando o seu documento ficará pronto ou se precisará passar por mais alguma etapa.

Se não aguenta mais esperar para saber se teve sucesso na entrevista do Consulado Americano, venha conosco! Vamos discutir o passo a passo e as mensagens que você pode receber.

Como consultar o status do visto americano?

Para essa etapa, você precisa das seguintes informações: local onde realizou o processo, número do passaporte, sobrenome e código da DS-160. Sem elas não será possível realizar a consulta do status do visto americano.

Isso é realizado na página do CEAC (Consular Electronic Application Center), o mesmo local de preenchimento do formulário de solicitação. 

O questionário é um fator importante, pois você deverá preencher algumas informações que constam nele. Elas também são obrigatórias se você deseja acompanhar o andamento do seu processo.

Ao responder tudo corretamente, você pode verificar o status do visto americano. O solicitante, geralmente, pode receber três respostas neste momento. Elas são:

  • Visto concedido;
  • Visto negado;
  • Em análise.

As duas primeiras são mais claras, porém, a última pode ter diversos significados. Primeiramente, o mais comum, pode ser que o agente consular ainda esteja conferindo seus dados para decidir o resultado do seu processo.

Entretanto, ele pode estar em análise ainda pela falta de documentação. Nesse caso, você será comunicado e provavelmente terá a chance de enviar os documentos adicionais ao Consulado Americano.

Note que a consulta só pode ser feita pela internet. Não é possível ligar para a Embaixada ou outro órgão responsável para obter essas informações. Por isso é importante guardar as informações da DS-160 e seus dados com cuidado.

Caso a mensagem seja “visto concedido”, isso também significa que ele já está pronto para a entrega.

Na maioria das vezes, você já recebe essa resposta do agente consular na hora da entrevista. Entretanto, é importante se informar caso você precise consultar o andamento em algum momento.

Mapa com diversos lugares com símbolo de proibido e um avião

O que fazer em caso de visto americano recusado?

O primeiro passo é entender o motivo da recusa do seu visto americano. Algumas razões comuns são ser rude na entrevista, esquecer documentos ou solicitar a autorização errada. 

Se desejar ajuda nessa etapa, contratar uma assessoria especializada no assunto pode facilitar o procedimento.

Uma pergunta que deve estar na sua cabeça é quando você pode fazer uma nova solicitação, certo? Para a sua sorte, você pode começar um novo processo quando quiser. Além disso, você pode realizá-lo quantas vezes quiser.

Ainda assim, reiteramos a importância de tentar entender o motivo da sua recusa antes. Infelizmente, é muito comum os solicitantes não entenderem o que causou a sua falha no procedimento anterior e acabarem repetindo o mesmo erro.

Assim que isso estiver resolvido, você pode tentar novamente com chances maiores de sucesso.

Como consultar o status da entrega do passaporte?

Se o seu o status do visto americano indicar que ele foi aprovado, você precisará consultar o andamento da entrega do passaporte.

Você deve entrar no site do CASV (onde o recebimento presencial é realizado) e verificar o status da entrega.

Caso o passaporte esteja pronto para a retirada, o solicitante deve agendar um dia e um horário para comparecer no local.

Se você optou pelo recebimento através dos correios, o site disponibilizará um código de rastreio. Dependendo de quando conferir a informação, você poderá visualizar a data de entrega e a movimentação do documento de viagem.

Aprendeu a verificar o status do seu visto? Se quiser ajuda em qualquer outra etapa do processo, fale com a Netvistos. Somos uma assessoria especializada no assunto e sempre estamos prontos para resolver os seus problemas.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?