Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

É obrigatório declarar Imposto de Renda para solicitar o visto americano?

e obrigatorio declarar imposto de renda para solicitar o visto americano

Precisa dos documentos importantes para o visto americano e não sabe se o Imposto de Renda é um deles? Você está no lugar certo.

Muitas pessoas deixam de fazer a declaração e se perguntam se isso pode atrapalhar seus planos de viagem.

Bom, é uma pergunta um pouco complexa. Mas continue lendo este artigo para ter todas as nossas recomendações!

Preciso da declaração do Imposto de Renda para tirar o visto americano?

Primeiramente, vamos explicar o que é esse documento. Declarar o Imposto de Renda (ou IR) serve para informar seus rendimentos, tributáveis ou não.

Além disso, esse tributo também relata bens adquiridos, como apartamentos e casas. Portanto, ele também é um acompanhamento da evolução do patrimônio dos brasileiros.

Com isso, vemos que o IR não é um simples imposto. Mas, afinal, isso torna ele necessário para a solicitação do visto americano?

Não, ele não é obrigatório. Diversas pessoas conseguem ter a autorização de viagem aprovada sem apresentá-lo.

Ainda assim, nós recomendamos fazer a declaração. Pode parecer estranho, mas a falta dela é uma das grandes razões para a negação do visto.

É importante aprender a declarar o Imposto de Renda para aumentar as suas chances de ter o documento aprovado.

Vamos pensar na sua situação. Você está tentando conseguir uma autorização de viagem para os EUA, a qual conta com prazos, leis e diferentes cuidados. E o IR é exatamente igual.

Se você recebe o valor que torna obrigatório fazê-lo e, ainda não o faz, você parecerá suspeito. O cônsul pode pensar que você está tentando esconder algo.

E, no mínimo, ele vai pensar que você não consegue ou não se importa em seguir regras.

Nesse caso, muitos solicitantes escutam do agente consular uma reclamação similar a seguinte: “Se você não está cuidando de um documento importante do seu país, então como vou saber que vai cuidar de um internacional?”

Também temos que considerar a cultura norte-americana. Lá, declarar o Imposto de Renda é obrigatório independente do seu salário.

Isso faz com que as chances de esse documento ser solicitado aumente bastante. Principalmente, se você for dono de empresa ou tiver um salário muito alto.

Se a pessoa trabalha registrada com uma renda menor, será mais difícil o agente consular pedir seu IR.

e obrigatorio declarar imposto de renda para solicitar o visto americano 2

Mais informações importantes sobre a declaração do Imposto de Renda

Em resumo, a declaração do Imposto de Renda não é obrigatória, mas faz uma grande diferença.

Mas ainda temos outras informações a respeito do documento que podem ser úteis.

Primeiramente, recomendamos fortemente que faça no prazo correto. Você quer demonstrar que irá tratar o visto com a mesma responsabilidade e atenção. 

Também é essencial se atentar no preenchimento do formulário DS-160. Nele, você terá que informar vários detalhes da sua vida, incluindo a renda.

O valor dela no IR deve ser o mesmo relatado no questionário, senão o cônsul acreditará que você está mentindo para ele. As informações fornecidas precisam ser consistentes.

Caso você tenha tido uma grande mudança na sua situação financeira recentemente, por exemplo, será necessário explicar isso claramente. Você não deve deixar brechas para que o agente consular tenha dúvidas sobre seus dados.

Além disso, a declaração pode ter uma importância ainda maior para outros vistos, como o de autônomo.

Para esse tipo de trabalhador, o IR será o documento perfeito para servir como vínculo empregatício, pois é uma evidência das suas atividades.

Mas, nesse caso, se puder levar tanto a declaração de pessoa jurídica quanto de pessoa física, será ainda melhor. Com ambas, você prova que é transparente e que sua situação financeira é sólida.

O Imposto de Renda também é o documento ideal para comprovar os recursos financeiros usados para investimentos. Por isso, ele é muito usado por quem solicita o visto EB-5 de investidor.

Brasileiros que investem ao menos U$800 mil em negócios ou têm empresas nos EUA podem pedir essa autorização de viagem.

Gostou de aprender essas recomendações e curiosidades? Siga a Netvistos nas redes sociais para acompanhar as melhores dicas sobre viagens aos EUA e decolar conosco!

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?