Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Visto americano para autônomo: Saiba tudo sobre

visto americano para autonomo

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? E o trabalho autônomo é uma forma de serviço que, muitas vezes, permite que isso seja mais fácil de acontecer. Mas aí vem a pergunta: como tirar o visto americano para autônomo? Quais são as dificuldades?

Esse texto vai se basear, principalmente, no processo do visto americano de turista. Ainda assim, pode ser aplicável a diversas outras situações.

A entrevista no consulado pode ser complicada, então é necessário muito preparo. Continue lendo para ver nossas dicas e aprender a comprovar sua forma de trabalho.

Como tirar o visto americano para autônomo?

O trabalho freelancer ou autônomo pode ser dividido em algumas categorias. Vamos discutir três: O solicitante que tem MEI, quem tem uma pequena empresa (uma loja ou um salão, por exemplo) e pessoas autônomas com formação superior em cursos como direito.

É importante entender qual é o seu tipo de trabalho para saber como se preparar para o processo. 

Os cônsules analisam as situações, em geral, de uma forma parecida. Eles querem entender seus vínculos, o que prende a pessoa no Brasil. Isso é feito para garantir que você não se tornará um imigrante ilegal nos EUA.

O vínculo empregatício é um dos mais importantes para a pessoa maior de idade que está tirando o primeiro visto. Mas, claro, não é obrigatório. Você pode usar outras relações, como a com sua família, para mostrar que não tem segundas intenções na viagem.

Então, se for depender do vínculo empregatício, você precisa de uma forma de mostrar que é autônomo e como funciona sua profissão. Se você declara imposto de renda, paga as taxas do MEI, etc.

O consulado lida com documentos oficiais. Não importa a categoria que você faça parte, se é um trabalhador independente, precisa poder comprovar isso. E quão “mais oficial” a comprovação melhor. 

Por exemplo, você pode até levar um recibo de seus clientes. Ele será aceito como documento e pode, sim, te ajudar. Mas entenda que ele não é tão confiável e legítimo quanto a declaração de imposto de renda mencionada anteriormente.

E temos um adendo sobre a declaração. A de pessoa jurídica prova que sua empresa existe, o que é ótimo. Mas não é a empresa que está pedindo o visto, certo? Por isso, também é recomendado ter a declaração de pessoa física. Quem tem as duas, deve estar com ambas alinhadas e em dia.

Como cada categoria de trabalho autônomo será avaliada na entrevista do visto americano?

visto americano para autonomo 2

Primeiramente, você precisa ter seu trabalho autônomo regularizado. Se não fizer isso, será muito mais difícil comprovar sua situação e mostrar que é confiável.

Os documentos obrigatórios serão os mesmos, mas cada profissional também precisará procurar a documentação específica para seu caso. Se, por exemplo, você vende produtos no mercado livre, é recomendado levar o extrato do site para provar isso.

Esse tipo de estratégia torna seu trabalho independente mais crível e aumenta a chance de ter o visto aprovado.

Ainda nesse caso, mostrar o pagamento do MEI também é uma ótima ideia. Mas atenção, se você abriu uma conta recentemente só para ser aprovado na entrevista, vai ser complicado. O cônsul vai suspeitar disso.

Quanto mais tempo você tiver a conta, melhor será. E assim, também vai poder mostrar vários pagamentos de épocas diferentes. Mostrará que é sério e comprometido com seu trabalho.

Se é dona de uma pequena empresa, existem várias opções para você. Se você tem um salão, um escritório ou qualquer estabelecimento próprio para serviço, pode se encaixar nesse caso.

Recomendamos levar comprovante de endereço, foto do estabelecimento, confirmação do pagamento do aluguel, etc. Até um Instagram da empresa pode ajudar a mostrar seu trabalho.

As redes sociais têm se tornado mais relevantes para o processo do visto americano. Elas podem servir como indicativos de que você não deveria entrar no país, dependendo do tipo de postagem que faz. Mas também podem demonstrar como você é sério sobre seu trabalho.

Profissionais autônomos com formação técnica ou superior em medicina, direito, enfermagem, etc., também têm uma série de documentos exclusivos. A carteira OAB é um ótimo exemplo.

Muitas dessas profissões mencionadas, como enfermagem, também têm comprovantes como a OAB. Eles são necessários para comprovar a sua competência em sua área de trabalho.

E então, gostou de aprender muito mais sobre o visto para autônomo? Acompanhe o blog da Netvistos para tirar todas suas dúvidas sobre solicitação de vistos e turismo.

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?