A entrevista do visto americano é uma das partes mais importantes do processo de solicitação. Por isso, muitos solicitantes se preocupam com o que pode acontecer se faltarem nessa etapa.
Será que o visto é negado imediatamente? A taxa consular terá que ser paga novamente? Seu nome ficará “manchado” no consulado? Essas e outras inúmeras perguntas passam pela cabeça dos requerentes.
Viajar para os Estados Unidos é um grande sonho para diversos brasileiros. Por isso, vamos explicar como você deve proceder nesse caso e se haverá algum risco de ter a autorização negada.
O que fazer se você faltar na ida ao CASV?
A ida ao CASV é a primeira etapa presencial do processo do visto americano. O objetivo do local é coletar as informações biométricas dos solicitantes.
Essa etapa é obrigatória a todos que estão buscando autorização para viajar aos EUA pela primeira vez. Portanto, é impossível conseguir sua viagem sem passar por ela.
Vamos imaginar que você tenha algum compromisso urgente ou fique doente e falte. O que deverá ser feito?
Por sorte, não há motivos para se preocupar. Não comparecer nesse momento é mais tranquilo do que a maioria das pessoas imaginam.
É preciso esperar o sistema do CASV indicar que você faltou, o que pode demorar até 3 dias.
Em seguida, os agentes responsáveis vão abrir novamente o calendário para você escolher uma nova data.
Após escolhê-la, não se esqueça de imprimir o novo agendamento. Caso você vá com o antigo, não será possível realizar a etapa da biometria.
Para a sua felicidade, também não será necessário pagar uma nova taxa. Ela é válida por 1 ano, portanto faltar em alguma etapa do processo não a anula.
Obviamente, não ir no CASV uma segunda vez não é recomendado. Ainda assim, não será um problema. Será apenas necessário esperar para poder realizar um novo agendamento.
Saiba que é indicado que os seus aparelhos eletrônicos permaneçam desligados durante o atendimento no local.
O que fazer se você faltar na entrevista do visto americano?
Mas e se você faltar na entrevista do visto americano? O que pode acontecer?
Essa é a segunda (e última) etapa do processo de solicitação. Durante ela, o solicitante conversa com um agente consular, entrega uma série de documentos e explica seus motivos para ir aos EUA.
Felizmente, faltar nesse compromisso acarreta na mesma situação discutida anteriormente. Portanto, você também não terá nenhum problema nesse caso.
Basta esperar que o sistema do consulado registre o ocorrido (leva um tempo similar ao do CASV) e então você poderá reagendar a entrevista do visto americano.
O máximo que pode acontecer é perguntarem o motivo de ter faltado. Mas isso não é tão comum e é só explicar sua razão com cuidado.
O mais importante nesse momento é não mentir. Caso faça isso e seja descoberto, você provavelmente terá o visto negado. Além disso, seu nome poderá ficar “sujo”, atrapalhando suas próximas solicitações.
Como a taxa é válida por 1 ano, você também não precisa realizar o pagamento novamente. É possível acessar o seu comprovante de pagamento e conferir até quando ela vai valer.
Como deu para ver, faltar nessa etapa dificilmente influencia negativamente a entrevista do visto americano ou qualquer outra parte do processo.
Quanto tempo demora para receber o passaporte com visto após a entrevista?
Após realizar a entrevista do visto americano e ter seu documento aprovado, basta esperar a data de recebimento.
Geralmente, esse período é de 10 dias úteis. Ainda assim, boa parte dos solicitantes relata receber o passaporte antes disso, em aproximadamente 1 semana.
Caso o Consulado Americano esteja com dúvidas, é possível demorar até 90 dias úteis. Também é possível quererem que você mande mais documentos ou esclareça alguma questão.
Entretanto, isso é extremamente raro. E, ainda que falem esse prazo, acontece de algumas pessoas receberem o documento em apenas 10 dias.
Agora está mais tranquilo com essas questões? Se quiser esclarecer todas as suas perguntas sobre o procedimento, acompanhe o blog da Netvistos e facilite a sua viagem.
Fonte:
https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/vistos-de-nao-imigrantes/