Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Portugal vai começar a emitir o novo passaporte brasileiro

Pessoa segurando o novo passaporte brasileiro, que será emitido em Portugal.

A partir de maio, o Consulado do Brasil em Lisboa vai começar a emitir o novo passaporte brasileiro, que conta com um sistema de segurança reforçado.

Esse será o primeiro órgão no exterior a disponibilizar o serviço. Segundo o cônsul-geral do país, Wladimir Valler Filho, o documento de viagem já está em fase de testes.

Ele conta com diversas novidades. O número de marcas d’água aumentou, algumas imagens só podem ser vistas na luz ultravioleta, a página do titular tem três fotos, as páginas contêm imagens da fauna e da flora brasileira, etc.

Essas atualizações e medidas de segurança são importantes, pois, o documento de viagem brasileiro é valioso no mercado ilegal.

Assim que a fase de testes acabar, o novo passaporte brasileiro estará disponível em Portugal no valor de 132 euros (aproximadamente R$730).

O documento será emitido em três casos: renovação, primeira solicitação e emergência. Caso o seu ainda esteja dentro da validade, provavelmente não será possível obter o modelo mais recente.

Veja também: PF suspende emissão de passaporte online temporariamente

Lisboa é o local fora do Brasil com a maior demanda do nosso documento de viagem, o que justifica sua escolha como primeiro posto para emissão do novo passaporte brasileiro no exterior.

O chefe do setor de documentos de viagens do consulado, Paulo Soares, destaca a grande quantidade de pedidos. O órgão emite cerca de 60 cadernetas diariamente, o que resulta em mais de mil por mês.

Atualmente, há mais de 4 milhões de brasileiros morando no exterior. Praticamente 10% desses vivem em Portugal, segundo estatísticas. Porém, é bom notar que esse número pode ser maior, pois diversos cidadãos ainda não estão com a documentação atualizada e adequada.

É previsto que, assim que o serviço esteja disponível em Lisboa, outras representações do Brasil no exterior passarão a emitir o novo passaporte brasileiro.

 

Fonte:

https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2024/04/6843068-portugal-sera-primeiro-pais-a-emitir-novo-passaporte-brasileiro.html

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?