Os Estados Unidos e o Canadá têm muitas coisas em comum, principalmente para nós brasileiros, que estamos olhando de fora.
Mas se você tirou o visto americano e pensa que o canadense é exatamente igual, você vai se surpreender.
Não só o processo conta com algumas diferenças, mas o custo e outras coisas também mudam.
Isso é um pouco triste para quem estava buscando realizar o mesmo procedimento com o qual já está acostumado, mas o visto canadense também não é um bicho de sete cabeças.
Inclusive, algumas pessoas podem preferir ele ao invés do americano. Continue lendo se quiser saber as principais diferenças entre os dois documentos.
Diferenças entre o visto canadense e o visto americano
É importante saber as diferenças entre o visto canadense e o visto americano, pois elas podem pesar na decisão sobre qual você vai querer tirar.
Algumas pessoas podem achar um mais fácil ou vantajoso que o outro dependendo dos objetivos dela. Agora, então, vamos ver as 5 principais diferenças.
1 – Entrevista
Um dos maiores medos de quem está tirando o visto americano é a entrevista no consulado, etapa em que você deverá demonstrar seus motivos para ir aos Estados Unidos e provar seus vínculos com o Brasil.
Ela é importante para convencer o oficial de imigração que você retornará ao seu país no tempo certo.
Talvez a maior diferença esteja nessa parte do processo, pois quem tira o visto canadense não precisa fazer uma entrevista.
Você pode conseguir seu visto canadense inteiramente online, preenchendo os formulários no site oficial e enviando seus documentos.
Se você acha que ficaria muito ansioso durante a entrevista, então isso é uma grande vantagem, né?
Entretanto, isso também significa que você terá que responder mais formulários e enviar mais documentos.
Sem a entrevista, então, essas etapas serão responsáveis por provar que você voltará para o Brasil e que tem motivos válidos para ir ao Canadá.
Essa diferença pode parecer uma vantagem à primeira vista, mas não é exatamente assim.
A entrevista do visto americano também te dá mais oportunidades para explicar sua viagem ao exterior.
2 – Validade
Mais uma diferença entre o visto americano e o canadense está na validade do documento.
Ambos têm a validade máxima de 10 anos, porém, o visto canadense só vai valer enquanto o passaporte não vencer.
Ou seja, assim que isso acontecer, será hora de renovar seu visto canadense. O tempo de permanência nos dois países também é o mesmo, sendo de no máximo 6 meses geralmente.
3 – Tempo
Se você buscar o tempo de espera para tirar o visto americano, não vão faltar notícias falando sobre as filas enormes.
Isso acontece, principalmente, devido ao agendamento de entrevistas. Mas, como o visto canadense não exige essa etapa no processo, é muito mais rápido tirar ele do que o americano.
Saber que poderá, provavelmente, realizar sua viagem ao Canadá muito mais rápido é outra grande diferença entre os vistos.
Enquanto algumas cidades do Brasil tem uma fila de espera de mais de 200 dias para tirar o documento, você vai levar, normalmente, no máximo 2 meses para tirar seu visto canadense.
4 – Custo
O custo, na verdade, equivale a duas diferenças entre os visto canadense e o americano. Não só o preço do documento é diferente, mas quem faz o visto canadense precisa pagar a biometria.
Além disso, a taxa para essa etapa é mais salgada do que você pensaria, custando 85 dólares canadenses. Somando ao preço do visto de turista, CAD 100, os brasileiros têm que pagar 185 dólares canadenses no total.
O valor para tirar o visto americano, mesmo sem precisar pagar a biometria, é muito alto, sendo US$185 para turistas.
Ainda assim, tirar o visto canadense é mais barato em 2023, pois o dólar do Canadá tem um preço de conversão menor para brasileiros do que o dólar americano.
Então, mesmo parecendo que o custo dos dois vistos é igual, tem uma diferença importante na hora de converter o preço para reais.
5 – Necessidade de visto
Os brasileiros precisam do visto americano de turista para ir aos Estados Unidos, tendo o visto americano ou não. Porém, o inverso não é verdade para viajar ao Canadá.
Ou seja, se você tiver o visto americano e emitir o eTA (Autorização Eletrônica de Viagem, em inglês), documentação válida por até 5 anos, você pode viajar livremente sem visto canadense.
Essa medida foi feita para diminuir a burocracia e incentivar o turismo.
Você também pode fazer o eTA se tiver emitido o visto canadense nos últimos 10 anos, facilitando ainda mais o processo de conseguir a autorização.
Gostou desta e das outras diferenças entre os dois vistos? A Netvistos trabalha com ambos tipos e muitos outros, contate nosso serviço de consultoria se quiser ajuda para viajar ou realizar qualquer atividade no exterior.