Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como fazer a melhor carta de intenção para o visto canadense?

Solicitante escrevendo carta de intenção para o visto canadense.

Viajar para o exterior é uma atividade que exige preparação. Assim, você garante que não terá muitas preocupações quando for sair do país e que tudo dará certo. Se deseja ir ao Canadá, um passo essencial desse processo é saber fazer a melhor carta de intenção para o visto canadense.

Esse documento pode ser muito importante, independente do tipo de autorização. Todos os solicitantes vão se beneficiar de usá-lo.

A nação atrai um grande número de visitantes brasileiros todos os anos com suas belas paisagens e incríveis oportunidades. Você com certeza não vai querer perder a chance de visitá-la, certo?

Se você quer facilitar ainda mais a sua viagem, então continue lendo este artigo!

Para que serve a carta de intenção do visto canadense?

Diferente da autorização americana, o processo de solicitação do visto para o Canadá não conta com entrevista. Por isso, boa parte da decisão é baseada na documentação.

Não ter que conversar com o agente consular pode ser um alívio para muitos. Porém, isso também significa que não é possível explicar pessoalmente seus motivos para viajar.

A carta de intenção do visto canadense está aí para resolver essa situação. Com ela, o solicitante pode esclarecer suas razões de ir ao país.

Se você está indo trabalhar, por exemplo, uma alternativa é contar sobre a oportunidade e seus benefícios.

Além disso, é a chance perfeita de reforçar que pretende voltar ao Brasil. O maior objetivo do consulado é identificar pessoas que pretendem se tornar imigrantes ilegais, então isso é uma ação importante.

Você pode falar sobre seus vínculos com nosso país. Eles podem ser vários: família, estudos, bens, trabalho, etc. 

Portanto, a carta de intenção é um documento extremamente importante para aumentar as suas chances no processo de solicitação.

Como escrever a carta de intenção para o visto canadense?

Primeiramente, devemos informar que ela não pode ser escrita em português. Você deve utilizar um idioma oficial do país: francês ou inglês.

Vendo o seu objetivo, é essencial que a carta de intenção do visto canadense explique o porquê de pedir o documento.

Se estiver solicitando a autorização de estudante, por exemplo, é recomendado mencionar isso, sua instituição de ensino e o curso escolhido. Também discuta como estudar no Canadá será importante para seu desenvolvimento acadêmico.

O primeiro passo é começar com uma apresentação. Escreva seu nome, endereço, estado civil, formação acadêmica e profissão.

Além disso, pode ser útil citar seus dados de identificação, como número do passaporte, RG e CPF.

Indique como a viagem pode influenciar sua vida no seu país de origem (desenvolvimento acadêmico ou profissional, por exemplo). Isso mostra que você tem interesse em voltar a sua nação.

Como já foi mencionado, o objetivo principal do consulado é impedir a entrada de imigrantes ilegais. Portanto, é essencial demonstrar seus vínculos com o Brasil.

Esse é um documento oficial, então ele deve ser tratado como tal. Escreva usando linguagem formal e evitando gírias.

Independente do motivo, nunca minta. Se você fizer isso, é muito provável que o Consulado do Canadá venha a descobrir. Assim, suas chances de conseguir o visto canadense diminuem para zero.

Ao terminar a carta de intenção, adicione seu e-mail e número de telefone. Dessa forma, você está se colocando à disposição para tirar qualquer dúvida e dar esclarecimentos.

Embora ela não seja obrigatória para o seu processo, vemos que a carta aumenta muito as suas chances de aprovação. Recomendamos que todos os solicitantes escrevam uma.

Mulher com visto canadense enrolada em bandeira do Canadá olhando para o céu.

Quais são os outros documentos importantes para a solicitação?

A análise de documentos é extremamente importante na decisão da aprovação ou recusa do visto, principalmente pela ausência de entrevista. Portanto, vamos olhar a documentação obrigatória para o procedimento:

  • Passaporte válido;
  • Foto recente;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Carta de aceitação da instituição acadêmica (se houver);
  • Exame médico;
  • Contrato da empresa na qual irá trabalhar (se houver).

Está preparado para fazer a sua viagem ao Canadá? Caso tenha qualquer dúvida, fale conosco! A Netvistos é uma consultoria especializada no assunto e dedicada a facilitar a vida de nossos clientes.

 

Fonte:

https://www.international.gc.ca/country-pays/brazil-bresil/sao_paulo.aspx?lang=eng

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?