Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Passaporte vencido: Você perde o visto americano?

Mesa com diversos objetos, incluindo uma câmera, um óculos e um passaporte vencido

Pessoas com o passaporte vencido não podem usá-lo como um documento de viagem, então isso significa que elas também perdem o visto americano?

O processo para obter a autorização de entrada nos Estados Unidos é burocrático, caro e, possivelmente, demorado. Portanto, ninguém gostaria de perdê-la tão facilmente por um motivo assim. 

Continue lendo este texto para entender exatamente o que acontece com o seu visto e receber algumas dicas sobre o que pode fazer com ele.

O visto americano deixa de valer se a pessoa está com o passaporte vencido? 

Felizmente, você não perde o visto americano se está com o passaporte vencido. Ele tem a data de vencimento indicada nele e pode ser usado até o fim desse período.

Se você precisa viajar aos Estados Unidos logo, o primeiro passo é solicitar um novo passaporte. Para a sua viagem, você precisa ter o documento vencido (o qual contém o visto) e mais atual.

Sim, você precisa andar com os dois se quiser sair do país. Como a autorização de entrada para os EUA é um adesivo, algumas pessoas se perguntam se é permitido colocá-la no documento mais novo. Porém, isso não é possível.

Uma opção é renovar o visto americano, pois a maioria deles é renovável e o processo não é tão demorado, nem complicado. É possível conseguir o novo em menos de duas semanas.

Entretanto, não recomendamos essa ação. Caso ele ainda esteja muito longe da data de expiração, você precisará realizar a entrevista novamente.

Normalmente, quando uma pessoa está no processo de renovação, ela é isenta dessa etapa. Porém, o consulado pode ficar suspeito por causa da época do pedido.

Portanto, durante sua conversa com o agente consular, será feita uma nova análise do seu perfil. Isso faz com que você tenha uma chance maior de falhar no procedimento.

Se faltar, mais ou menos, um ano para a data de vencimento ou ainda menos, a situação é diferente. Você provavelmente não terá nenhum problema nesse caso.

Mas, de modo geral, nossa recomendação é andar com o passaporte vencido e o atual até chegar a hora de renovar o seu visto americano.

É importante lembrar que o mesmo pode valer para autorizações de entrada de outros países também, então tome cuidado.

Passaporte com visto americano em cima de um mapa

Por quanto tempo o visto americano é válido?

O visto americano de turista, normalmente, é válido por 10 anos. Entretanto, esse tempo pode mudar dependendo da pessoa.

Alguns solicitantes recebem uma validade menor ou até mesmo que equivale ao tempo de sua viagem. Quando isso ocorre, na maioria das vezes, é pelo consulado acreditar que a pessoa pode tentar se tornar uma imigrante ilegal.

Outros vistos, como o de estudante e de trabalho, podem ser diferentes. Os mencionados valem pelo tempo de suas atividades. Então, se você fizer um curso de dois anos nos EUA, sua autorização provavelmente valerá por esse tempo.

Afinal, se você deseja estudar por 5 anos, não teria uma razão para receber um documento que venceria após 10 anos, certo?

O Green Card (visto de residente permanente), mesmo sendo para quem mora no país, precisa ser renovado depois de 10 anos. Além disso, a pessoa não pode ficar mais de um ano fora dos EUA, senão perderá seu documento.

Também é importante lembrar que a validade é diferente do tempo de permanência. Mesmo com um prazo de 10 anos, turistas brasileiros só podem ficar no país por até 180 dias.

Quando passar pela imigração, você receberá o tempo de estadia. Ele pode ser limitado ao tempo de viagem ou até menos também.

Caso precise ficar mais por algum motivo (doença, acidente, etc.), é possível pedir uma prorrogação. Se ela for aceita, você será informado do novo período de permanência.

Gostou de aprender mais sobre o que fazer caso tenha o passaporte vencido? Siga a Netvistos nas redes sociais para sempre estar de olho no melhor conteúdo para a sua viagem.

 

Fonte: 

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/vistos-de-nao-imigrantes/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?