Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Qual o prazo para viajar após pegar o visto americano?

Capitólio em Washington, DC, com uma bandeira dos Estados Unidos ao lado

Você teve sucesso na entrevista e finalmente está com o visto americano em mãos, existe um prazo para viajar ou podemos nos preparar com calma?

Essa é uma pergunta muito comum. Durante o preenchimento do formulário DS-160, é necessário colocar a data da sua viagem. Por causa disso, muitos solicitantes pensam que é proibido viajar em outra época.

Será que isso é mesmo verdade? Continue lendo este texto para saber quando realizar a sua viagem e as possíveis restrições.

Existe prazo para viajar após pegar o visto americano?

Algumas pessoas já têm essa confusão na hora de preencher o formulário. Nem todo mundo tirando o visto americano sabe quando irá viajar ou ainda precisa se preparar mais. Porém, não se preocupe, pois essa data é apenas uma estimativa.

Ninguém tem a obrigação de segui-la à risca. Os agentes consulares e de imigração sabem disso e dificilmente irão recusar sua entrada por esse motivo.

Você pode viajar para qualquer cidade dos EUA quando quiser, sem se preocupar com prazo. O mais comum, inclusive, é viajar em datas diferentes da colocada no questionário.

Isso pode acontecer por infinitos motivos: achar descontos melhores em outro período, conseguir adiantar as férias do trabalho, ter um imprevisto (como uma doença) que te obrigue a atrasar a viagem. A lista é imensa.

Vale ressaltar que isso vale para o visto americano de turista. O documento de estudante, por exemplo, é mais rígido com essa questão.

Ao fazer um intercâmbio acadêmico, você precisa seguir o prazo do curso escolhido. Se ele começar em Março, será suspeito se você entrar nos EUA meses depois.

O mesmo é verdade para viagens de negócios. Afinal, imagine que você deve participar de um seminário em 10 dias. Você provavelmente será barrado na imigração se tentar viajar com esse propósito um mês depois.

Ainda assim, é possível ser questionado na imigração com o visto americano de turista. Entretanto, isso é extremamente raro. Como mencionado, os prazos nesse caso são bem mais flexíveis.

Mas não é motivo de preocupação. Explique qual foi a razão de viajar em uma data diferente da informada no DS-160 objetivamente e provavelmente tudo correrá bem.

Por ser comum mudar a data da viagem, os agentes de imigração também são mais flexíveis nessa questão.

Pessoa com mala no aeroporto aproveitando seu prazo para viajar com o visto americano

Existe prazo para renovar o visto americano?

O visto é válido por 10 anos, então, será necessário renovar o seu documento após esse período.

Por sorte, não existe prazo para esse procedimento. Você pode fazer a renovação logo após o vencimento ou anos depois.

Entretanto, recomendamos que faça o mais rápido possível, pois receberá alguns benefícios.

Se realizar a renovação ao faltar 1 ano para a data de vencimento ou em até 48 meses após a expiração, o processo será muito mais simples (desde que tivesse entre 15 e 80 anos quando emitiu o documento pela primeira vez).

Enquanto obter o visto americano pela primeira vez pode ter uma fila de espera de meses, a renovação pode demorar poucas semanas.

Ao renovar no prazo mencionado anteriormente, você estará isento de entrevista, que é a fase mais demorada do processo.

Saiba que existe a chance de te chamarem para esclarecer alguma informação sobre sua viagem ou o uso do documento, mas isso é raro. Na maioria dos casos, você poderá fazer a renovação tranquilamente.

Se ultrapassar o prazo mencionado, será necessário realizar o procedimento inteiro novamente. 

Outra pergunta comum sobre esse procedimento é sobre a taxa consular. Infelizmente, é necessário fazer o pagamento, independente da data da renovação.

Por isso, se não quiser gastar tanto dinheiro no momento e não pensar em viajar para os EUA tão cedo, pode ser vantajoso deixar para solicitar o visto americano novamente só após alguns anos.

Gostou do conteúdo? Se tiver mais dúvidas, fale com a Netvistos. Nosso foco é lidar com toda a burocracia do processo e facilitar a sua vida.

 

Fonte: 

https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/vistos-de-nao-imigrantes/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?