Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Governo de São Paulo cria programa de intercâmbio Prontos pro Mundo

Alunos de intercâmbio estudando juntos em uma mesa

Na última sexta-feira, 22, Tarcísio de Freitas sancionou lei que implementa o programa de intercâmbio Prontos pro Mundo

Essa iniciativa visa beneficiar 70 mil estudantes e 15 mil professores com um curso intensivo de inglês a partir de 2024, além de 1000 alunos e 100 docentes com intercâmbio para países de língua inglesa com início em 2025.

O programa foi enviado no início de novembro à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e foi aprovado na última semana. Portanto, poderá acontecer o continuamento do projeto. 

Ao reconhecer alunos e professores com bolsas de intercâmbio, o programa tem o objetivo principal de influenciar o desempenho dos estudantes e evitar a evasão escolar.

A iniciativa já começa a valer para estudantes matriculados no 9º ano em 2023. Com sua aprovação, logo haverá editais específicos para as duas etapas do processo.

A primeira seleciona 70 mil alunos para participar do curso de inglês. Alguns pré-requisitos são frequência escolar mínima de 85%, idade mínima, autorização dos pais e responsáveis, participação e notas do Saresp.

A segunda seleciona 1000 estudantes para intercâmbio em países de língua inglesa. Os critérios de desempenho escolar, aprendizado de inglês e frequência escolar serão prioridade no processo de seleção.

As nações participantes são Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A Seduc-SP avaliará a expansão para países de língua espanhola e outros idiomas.

Veja também: Como conseguir visto de estudante para os EUA

O intercâmbio Prontos pro Mundo é completamente gratuito para os estudantes. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai arcar com itens como passaporte, visto, passagens e hospedagem. Os participantes também receberão uma bolsa auxílio.

Os professores selecionados para o programa serão efetivos, com licenciatura em língua portuguesa e inglesa, aulas atribuídas na mesma disciplina e ativos na rede.

15 mil docentes serão escolhidos para participar de um curso intensivo de inglês. Na segunda fase, 100 deles vão entrar para um intercâmbio de formação de um mês. Futuramente, esses profissionais vão integrar a equipe e poderão ministrar aulas dentro da iniciativa.

 

Fonte:

https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/governo-de-sp-promulga-lei-que-cria-o-programa-de-intercambio-prontos-pro-mundo/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?