Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Como conseguir visto de estudante para os EUA: Guia em 5 passos

como conseguir visto de estudante nos eua guia em 5 passos 1

Com tantos filmes e séries nos mostrando faculdades e escolas norte-americanas, fica difícil não querer ter a mesma experiência, não é mesmo? Além disso, os Estados Unidos têm algumas das melhores faculdades do mundo

Então vamos juntos descobrir como conseguir o visto de estudante para os EUA em 5 passos.

O visto de estudos americano é burocrático, porém simples, principalmente se você já tiver o documento de turista. Ele apresenta apenas algumas etapas a mais, como se candidatar no curso específico que está buscando. 

Continue acompanhando o texto para ver um guia explicando como conseguir o visto.

1) Ser aceito em uma instituição de ensino dos EUA

Para o visto de estudante, primeiramente, você precisa se candidatar a um curso em uma instituição norte-americana e ser aceito. Assim que isso acontecer, ela vai te encaminhar um formulário. Eles têm o objetivo de coletar seus dados para a matrícula. 

Não se esqueça de salvar esses arquivos, pois podem ser exigidos na hora da entrevista.

Antes de começar o processo, também é importante se preparar com muita antecedência

Você precisa ter sido aceito pela instituição e ter seu visto de estudante em mãos, pelo menos, 120 dias antes do curso começar. O tempo pode mudar, mas costuma ser um período parecido.

2) Preencher o formulário DS-160

O formulário DS-160 é onde você colocará todas informações para a solicitação do visto de estudante. Atente-se enquanto preenche, todas as informações são de extrema importância para o seu processo. 

como conseguir visto de estudante nos eua guia em 5 passos 2

3) Pagar a taxa SEVIS

Quando você for aceito na instituição de ensino escolhida, vão te inscrever no Sistema de Informações de Vistos de Estudante e Intercâmbio (SEVIS). Você também vai ter que pagar uma taxa adicional de mesmo nome. Esse pagamento pode ser efetuado quando o solicitante quiser, desde que seja até três dias úteis antes da entrevista.

Para pagar a taxa SEVIS, basta entrar no site oficial de imigração dos EUA. Lá você poderá ver o preço (que muda dependendo do tipo de estudo realizado) e todos os procedimentos. Esteja com o Sevis ID, um código que aparece no formulário I-20 ou DS-2019, para fazer o pagamento. Quando terminar, mais uma vez, salve a página de confirmação (é importante ter comprovantes de tudo que fez).

4) Criando sua conta consular

Você também vai pagar a taxa do visto de estudante para poder seguir para as próximas etapas. Ela aumentou em 2023, subindo para US$185. Depois do pagamento, salve o comprovante, pois, como os formulários, ele será um documento importante na hora da entrevista.

Agora você vai poder agendar a entrevista no consulado americano de sua escolha. É uma etapa que pode ser um pouco demorada devido à grande fila de espera. 

Ao entrar no site, você vai se cadastrar, preencher seus dados e escolher a forma de recebimento do visto de estudante. 

Se estiver com pressa, a melhor opção será retirar pessoalmente, mas não é tão demorado via correio (geralmente duas semanas).

O ideal é marcar a ida ao CASV e ao consulado americano no mesmo dia para economizar tempo e dinheiro. Outra dica para quem quer acelerar o processo é verificar as filas de espera em todas as cidades. 

Se você puder ir para um estado que tenha uma espera menor para o visto de estudante, então o seu visto chegará antes. Como o preço da viagem pode ficar caro, isso é mais recomendado para quem precisa tirar o documento o mais rápido possível.

como conseguir visto de estudante nos eua guia em 5 passos 3

5) Realizar a entrevista no consulado americano

Agora você chegou ao fim do processo! Na entrevista, o mais importante é provar seus vínculos com o Brasil e seu motivo de viagem

É nessa hora também que você vai usar todas as páginas de confirmação e documentos que mencionamos. Elas vão mostrar seu comprometimento em realizar o processo corretamente.

Você também deverá levar outros documentos que provem a matrícula do curso, comprovantes de renda e outros

Antes mesmo que perceba, vai pegar o primeiro avião para os Estados Unidos com seu visto de estudante.

Gostou de aprender mais sobre o visto de estudante nos EUA? É um passo muito importante para quem deseja fazer um intercâmbio de sucesso. Fale com a Netvistos agora e vamos começar sua jornada de estudos nos EUA!

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?