Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Visto americano em processo administrativo: O que isso significa?

visto americano em processo administrativo o que isso significa 1

Ter o visto americano negado é um dos maiores medos dos solicitantes. Se ele está em processo administrativo, significa algo parecido ou não é algo preocupante?

A solicitação para entrar nos EUA é um procedimento bem burocrático, então é normal não saber de alguns detalhes. E é para isso que estamos aqui!

Continue lendo este texto para entender o que fazer caso receba esse aviso do consulado e quando deverá se preocupar.

O que é visto americano em processo administrativo?

Quando você realizar o cadastro, você poderá ver o status da sua solicitação. Nessa página você pode ver quando é possível fazer o agendamento, por exemplo.

Mas e se a mensagem for que seu visto americano está em “processo administrativo”? Na maioria dos casos, não é motivo para se preocupar.

Isso acontece quando a administração interna do consulado está fazendo alguma tarefa. Ou seja, não envolve uma ação da sua parte. Pode ser que estejam confeccionando seu documento, cadastrando você no sistema ou algo similar. 

Essas são as situações mais comuns. Então, se estiver esperando o seu visto e encontrar esse aviso, você já tem uma ideia do que pode ser.

Posso ter meu visto americano negado se ele estiver em processo administrativo?

Os casos acima são os mais comuns, mas isso não quer dizer que o status “processo administrativo” não possa trazer más notícias.

Na entrevista, o agente consular pode negar seu visto e pedir para que você entregue documentos complementares.

Você receberá um papel verde intitulado seção 221. Ele explicará o ocorrido e qual documento o consulado está pedindo. Claro, você também pode ser informado disso pelo próprio cônsul. Pode ser o passaporte de um parente, algum registro financeiro, uma certidão de nascimento, etc. 

Assim que conseguir a documentação complementar, você poderá enviá-la por e-mail ou entregá-la em uma nova entrevista. Isso está a critério do agente consular. Quando isso for finalizado, tem uma grande chance de você ter o visto aprovado.

Outra situação, também na seção 221, é quando a decisão do processo é adiada

Caso o agente consular não saiba se deve te aprovar ou não, ele pode pedir até 90 dias úteis para dar uma resposta.

Os solicitantes, geralmente, passam por isso se algo nas suas informações precisa ser checado. Pode ser desde uma suspeita de mentira até um dado difícil de comprovar. É raro que o cônsul ultrapasse esse período para mandar a resposta, mas também acontece.

Ainda assim, é relevante lembrar que esses dois cenários não são tão comuns. O mais normal é que o seu processo siga sem grandes complicações.

visto americano em processo administrativo o que isso significa 2

Meu visto americano entrou em processo administrativo e foi recusado. Quando posso solicitar de novo?

Ter o visto cancelado é uma péssima notícia, mas não podemos ficar com a cabeça abaixada para sempre, né?

Com tantos lugares legais para viajar, a pergunta “quando posso solicitar a autorização novamente” surge logo. 

Para a sua felicidade, a resposta é quando você quiser. O consulado não impõe restrições ou punições por ter o documento negado.

Entretanto, recomendamos que espere um pouco. Caso você tente começar um processo instantaneamente, você provavelmente falhará pela mesma razão da solicitação anterior.

E é aí que está o segredo. Por que você teve seu visto recusado? Assim, que souber responder essa questão, você terá uma grande vantagem.

Diversos fatores podem influenciar na sua aprovação: 

  • Histórico de viagens;
  • Pedir a autorização errada;
  • Não explicar bem seus objetivos nos EUA;
  • Ficar muito ansioso, etc.

Quando tiver identificado o motivo de ter falhado no procedimento anterior, você poderá resolvê-lo para que não te atrapalhe no próximo.

Desde que você não esteja na mesma circunstância de antes, a sua solicitação terá uma grande chance de ser aprovada. Além de diminuir o risco de entrar em processo administrativo.

Caso queira ajuda para identificar a melhor forma de realizar seu novo processo, a Netvistos vai te ajudar! Fale conosco e faremos uma extensa análise para que você possa logo embarcar na sua viagem dos sonhos.

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?