Na hora da entrevista do visto americano, é muito importante comprovar a sua situação financeira. Mas aí vem a pergunta: como levar o extrato bancário para o consulado? E qual é a melhor forma?
Muitos solicitantes ficam perdidos nessa fase da solicitação, já que tem medo de alguma coisa dar errado.
Mas não se preocupe! Continue lendo este artigo e você entenderá tudo que precisa sobre os diferentes tipos de extrato bancário e como vão te ajudar no consulado.
Qual extrato bancário é aceito na solicitação do visto americano?
Como conseguir a autorização para os EUA é um processo bem burocrático e demorado, você quer que tudo dê certo.
Por isso, a forma de levar os documentos acaba sendo um assunto bastante perguntado.
Vamos ser bem diretos: você pode levar tanto extratos bankline quanto comuns do caixa eletrônico. Ambos são aceitos no consulado.
Ainda assim, recomendamos que leve os dois. Dessa forma, você mostra que é um solicitante organizado, responsável e preparado.
Alguns agentes consulares são muito criteriosos e querem ver mais exemplos. Portanto, você também não terá problemas neste caso e provará que seus dados estão corretos nos dois extratos.
E se eu faço investimento? Esse tipo de extrato também é aceito e é muito importante para a entrevista do visto de investidor. Mas claro, também é relevante para outros tipos de autorização.
E recomendamos também levar um documento que demonstre suas aplicações, com prazos e o saldo líquido e bruto.
Quando o assunto é a conversa com o cônsul, sempre faça o possível para estar completamente preparado.
O extrato também é essencial quando o solicitante vende um imóvel ou um veículo, por exemplo.
Muitos brasileiros fazem isso antes de viajar, pois planejam ficar ilegalmente nos EUA. O consulado está ciente disso, pois os números não parecem diminuir.
Então quando entra um valor muito alto na sua conta, o agente consular provavelmente vai estranhar e te interrogar sobre isso, podendo ser um fator decisivo na aprovação do seu visto.
Então o extrato, tanto o normal quanto os outros, é uma forma de demonstrar o que foi esse valor.
Mas e se você realmente vendeu um imóvel ou algo do tipo? Não é como se fosse proibido, mas é aí que entra a sua história de viagem.
Você precisa explicar a razão da venda, o que quer fazer nos EUA e seus motivos para voltar.
Assim, mesmo fazendo algo que para alguns pode parecer suspeito, o cônsul vai confiar em você, aumentando suas chances de conseguir o visto.
Posso levar só o extrato bancário para a entrevista do visto americano?
Nós já fizemos uma lista com 10 documentos importantes que você precisa levar no consulado. O extrato bancário, obviamente, está entre eles.
Mas, até pelo tamanho da lista, fica claro que existem outras coisas que você deve levar para aumentar sua chance de sucesso na entrevista.
A documentação é uma parte muito importante do processo. Além disso, como falamos, você sempre deve estar o mais preparado possível.
Você deve se atentar a documentação obrigatória, como passaporte atual e guia de confirmação do formulário DS-160.
Mas podemos mencionar diversos documentos recomendados que podem te ajudar na hora de falar com o cônsul.
Imóveis no seu nome, carteira de trabalho e comprovação acadêmica são só alguns exemplos. E todos esses devem ser considerados na sua história de viagem.
Se está indo ficar na casa de primos que moram nos EUA, por exemplo, levar cópias dos documentos deles é uma ótima ideia.
Isso demonstra que sua história é verdadeira e que vocês são próximos.
E então, entendeu a importância do extrato bancário e dos outros documentos? A missão da Netvistos é sempre responder grandes dúvidas sobre a solicitação de visto.
Continue acompanhando nosso blog para obter conteúdo de qualidade e tirar o visto com facilidade!