Nosso método único de consultoria atingiu 98,4% de aprovações em 2023

Telefone: 0800 888 2888

Validade e tempo de permanência do visto americano: Qual a diferença?

validade e tempo de permanencia do visto americano qual a diferenca 1

Pode ser uma surpresa para quem está fazendo a primeira viagem internacional, mas a validade e o tempo de permanência são bem diferentes.

Eles são partes muito importantes da sua visita aos EUA (e a qualquer outro país), então você precisa entendê-los.

Continue lendo este artigo para saber o que são, como cada um te afeta e em quais casos você pode receber um tempo menor para a sua viagem.

Qual é a validade do visto americano?

A validade, como você deve imaginar, é o tempo pelo qual você poderá usar seu visto para os EUA. Uma das dúvidas mais comuns é a sua duração. Normalmente, o documento americano é válido por 10 anos.

A data de expiração marca o último dia em que você pode entrar nos Estados Unidos. Ou seja, desde que entre no país antes que seu documento vença, você poderá permanecer lá por um tempo.

Quando o visto ultrapassar sua validade, será necessário fazer a renovação. Em seguida, você receberá um novo visto, provavelmente, com a mesma validade do anterior.

Se o seu passaporte expirar, mas o visto ainda estiver válido, você deverá fazer o seguinte: viaje com o passaporte vencido com visto válido e com seu novo passaporte.

Agora, vamos ver como funciona o tempo de estadia no país.

Qual é o tempo de permanência do visto americano?

O tempo de permanência nos EUA é a sua duração permitida de estadia no país. Na maioria dos casos, os brasileiros podem ficar nos EUA por, no máximo, 180 dias (6 meses).

Ou seja, mesmo que você tenha um visto americano válido por 10 anos, sua viagem não poderá durar mais que 1 semestre.

Dentro do período de validade, você pode realizar quantas viagens quiser. É claro, desde que não ultrapasse o tempo de permanência em nenhum momento.

Entretanto, recomendamos tomar cuidado com a quantidade de visitas aos Estados Unidos. Se viajar diversas vezes no ano e ficar mais lá do que no Brasil, o setor de imigração pode querer te interrogar.

Os agentes de imigração podem suspeitar que você está planejando construir uma família ou tentando encontrar emprego no exterior. 

validade e tempo de permanencia do visto americano qual a diferenca 2

A validade e o tempo de permanência do visto americano são iguais para todas as pessoas?

É raro, mas existem casos em que a validade e o tempo de permanência são menores.

Isso acontece principalmente com a duração da estadia. Vamos dizer que você vá a um evento que durará 15 dias. O agente de imigração pode te deixar ficar nos EUA por apenas um mês.

Como dito, isso não é tão comum. Geralmente acontecerá se suspeitarem que você tem segundas intenções com sua viagem.

Por isso, a história da primeira viagem é a mais importante de todas. É a única vez em que você explicará no consulado todos os seus motivos, pois das próximas você já terá o visto.

Se você disser que vai passar 2 semanas visitando Nova Iorque, isso é o que será esperado de você. 

Então se você ficar nos EUA por 3 meses, ao invés disso, será algo suspeito, mesmo que não tenha ultrapassado o tempo de permanência.

A imigração vai te interrogar, pensando que você tentou se tornar um imigrante ilegal ou realizar alguma outra ação proibida.

Recomendamos que tenha provas (fotos, documentos, etc.) de que não fez nada ilegal e do motivo de ter ficado mais tempo. Ainda assim, não é indicado ultrapassar o tempo de viagem mencionado na entrevista do consulado.

Se tudo ocorrer sem grandes problemas na sua primeira viagem, você provavelmente conseguirá os 6 meses de permanência nas próximas visitas.

Entendeu a diferença de cada um? Se tem um amigo com essa mesma dúvida, compartilhe o texto com ele. A Netvistos sempre está produzindo o melhor conteúdo para você.

 

Fonte:

https://br.usembassy.gov/pt/

Siga nas redes sociais

Notícias Relacionadas

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos te ajudar?